sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13... Uma realidade ou um mito?

Tal como já escrevi anteriormente (podem ler aqui ) não sou dos que movem e sua vida na base da sorte ou do azar, no entanto há muitas pessoas que o fazem. Hoje é um desses dias, aquele dia que muitos têm cuidados redobrados no que toca as superstições como por exemplo: ver gatos pretos, passar por baixo de escadas, partir espelhos, começar algo com o pé direito, etc...

No entanto de onde surgiu este fenómeno que envolve o dia 13, mais concretamente quando este calha á sexta-feira?

Há varias versões, sejam elas meramente fantasistas, as mitológicas e as religiosas. As fantasistas não passam disso mesmo, utilização de seres nunca vistos e que só aparecem nos livros, situações e histórias contadas mas que não podem nem são explicáveis.

Temos as mitológicas e ai temos de recorrer ao tempo dos Viking's. Esse povo que habitava no Norte da Europa era um povo extremamente supersticioso e que guiava a sua vida com base nas suas crenças nos Deuses. A sexta-feira 13 aparece nesse contexto. A lenda divide-se em duas partes, a primeira diz referencia a um suposto banquete em Valhalla, palácio para onde iam os guerreiros mortos, nesse jantar foram convidados por Odin, Deus dos Deuses, 12 divindades ficando fora das escolhas Loki o Deus do fogo. no entanto este apareceu e planeou uma cilada a Baldur, Deus do Sol e preferido de Odin, foi nesse contexto que surgiu a ideia que ter 13 pessoas á mesa é sinal de azar.

Na segunda versão deste povo fala-se de Frigga, Deusa da Paixão e Fertilidade, esposa de Odin, que aquando da Cristianização dos Escandinavos e Germânicos passou a ser considerada uma Bruxa, exilada no alto de uma montanha e como sinal de vingança está reunia-se todas as sextas com outras 11 bruxas e com um demónio perfazendo um total de 13 pessoas na mesa. O intuito destas reuniões eram lançar pragas sobre os humanos.

Há depois a vertente mais religiosa, referente á ultima ceia de Cristo, ai nada mais claro, 12 apóstolos mais o próprio Jesus Cristo, perfaz as tais 13 pessoas, sendo que a 13ª é Judas Escariotes, o delator de Cristo. Tudo isto se passou numa suposta sexta-feira.

Além destes três casos, muitos mais há por onde tirar ilações ou conclusões, no entanto nada que se possa comprovar em definitivo. No entanto de entre tudo o que se fala talvez o mais lógico será seguir a versão religiosa dos factos, isto porque supostamente a história é verídica e está documentada, pelo menos na Bíblia.

Como já disse por diversas vezes, não sou supersticioso nem nada que se pareça. Não tenho fobias nem ligo muito a estes fenómenos, no entanto respeito quem as têm e não critico. Acho que todos estes fenómenos estão interligados com as crenças das pessoas, tendencialmente quem é religioso têm mais fobias e medos relacionados com estas fontes de sorte ou azar.

Certo é também que muitas pessoas seguem a sua vida com base nestes pressupostos, fazem ou deixam de fazer certas e determinadas coisas porque isto dá azar ou aquilo dá sorte. Se pensarmos sempre assim, eram poucas as coisas que fazíamos com medo que corressem mal. Se corre mal é porque tinha de correr, por certo que não foi por causa de Lokis, Friggas e Judas desta vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário