sábado, 14 de maio de 2011

Acabou a Liga Portuguesa de Futebol!

Realizou-se hoje a derradeira jornada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Todos os jogos disputaram-se a mesma hora, em virtude da ainda disputa pelo 3º e 4º lugares, assim como o ultimo lugar de acesso a Europa.

Já se sabia que o campeão era o Porto, faltando apenas confirmar se sairia vencedor invicto da competição. Foi o que aconteceu, venceu nos Barreiros o Marítimo por 2-0 e conseguiu assim sagrar-se campeão só com vitorias e apenas três empates. O segundo lugar também já havia sido entregue á algumas jornadas, ao Benfica não restava mais nada senão vencer na despedida da época mas consentiu um empate caseiro frente a uma União de Leiria tranquila no meio da tabela.

Em relação as equipas que irão na próxima época disputar a Liga Orangina, nome pelo qual é conhecida actualmente a segunda Liga, já tudo havia sido decidido na jornada anterior, Portimonense e Naval já tinham carimbado o passaporte para a divisão inferior, no entanto confirmaram-no hoje ambas saindo derrotadas dos seus jogos.

Na luta pela Europa, mais concretamente pela Liga Europa já havia dois clubes com lugar assegurado, Sporting e Braga, que se defrontavam pelo 3º e 4º lugar esta noite. Saiu vencedor o Sporting por 1-0, provavelmente no jogo mais conseguido da época, frente a um Braga já com a cabeça na final da Liga Europa que tem de disputar esta semana frente ao Porto em Dublin.

No entanto o 5º lugar também dá acesso á Europa, o mesmo era ocupado pelo Guimarães que por meio da participação na final da Taça de Portugal frente ao Porto já tinha a sua participação garantida. No entanto confirmou o 5º lugar em virtude da vitoria na Figueira da Foz contra a Naval. A mercê deste factor o 6º lugar daria ele acesso também a ultima vaga Europeia, Nacional, Paços Ferreira e Rio Ave ainda podiam alcançar esse objectivo. Coube em sorte ao Nacional da Madeira que manteve assim o 6º lugar após a vitoria no terreno do Beira-Mar, isto com o Paços a dar luta até ao fim, venceu em casa a Académica por 5-1.

Teremos então na Liga dos Campeões o Porto e o Benfica e na Liga Europa o Sporting, Braga, Guimarães e Nacional. Desceram a segunda Liga o Portimonense e a Naval 1º de Maio.

Está praticamente terminada a época faltando apenas no que diz respeito ao Futebol Português as finais da Taça de Portugal e da Liga Europa. Após estes dois desafios iniciam-se as ferias e começa a preparar-se mais uma época como mexidas de treinadores e entradas e saídas de jogadores como todos os anos.

É isso que vai alimentar as paginas dos jornais desportivos até ao inicio de mais uma época futebolística!

Nenhum comentário:

Postar um comentário