domingo, 29 de maio de 2011

Para fumadores e não só!

Todos nós sabemos que o tabaco é algo que prejudica gravemente a saúde, ninguém o pode negar e os próprios fumadores sabem-no bem. No entanto é por opção própria que o são, e como pessoas livres que são tem todo o direito de o ser, a saúde é deles e o dinheiro que gastam em tabaco também é.

Como é óbvio, quem não é fumador tem de ser preservado, concordo com isso, não se pode com a liberdade de uns prejudicar terceiros. Eu como fumador que sou, não posso estar mais de acordo com isso, respeito os não fumadores e procuro sempre evitar prejudica-los. Se eu tenho opção de ser fumador, também eles tem de não o ser.

No entanto a legislação da proibição do tabaco torna neste momento uma lacuna muito grande na sociedade, afinal de contas e tendo em conta números que encontrei, temos cerca de 1,5 milhões de Portugueses que são descriminados, digo isto com a certeza que o são. Não foram criadas condições para sustentar esta lei, não há em Portugal condições para a pôr em pratica e como tal prejudica-se uma minoria para favorecer a maioria. Como é óbvio será sempre assim, na maioria das situações da vida a maioria tem sempre razão.

Seja como for esta minoria não é assim tão pequena, pelo menos em termos de sustento do País. Os fumadores tem uma grande cota parte de participação nos rendimentos do estado, em muitos casos senão na maioria deles em maior quantidade que os não fumadores. Tendo em conta que mais de 50% do preço dos cigarros é impostos e fazendo a simples conta que 1,5 milhões de fumadores compram um maço por dia a 3 euros, temos diariamente um encaixe financeiro do estado acima dos 2,250 milhões de euros... Muito dinheiro que nós fumadores damos ao estado para sermos descriminados não?

Por estas e por outras é que apareceu hoje está noticia (clique) os fumadores começam a cortar no tabaco em maço e a comprar a granel, perfeitamente normal isto acontecer mas a vinda destas noticias tem como objectivo sensibilizar quem governa para o preço dos impostos a que o tabaco está sujeito actualmente tendo em conta o numero de fumadores que o compram.

Esta legislação já teve efeitos benéficos, desde 1996 o numero de fumadores caiu em cerca de 36%, bom sinal e estas normas que evitam o consumo em zonas publicas fechadas em muito ajudou a obter estes números. É positivo para a saúde publica e para os bolsos dos Portugueses, mas não deixa de ser mau para os cofres do estado...

Não critico e aceito que haja legislação para que ninguém saia prejudicado como já disse, mas tem de haver condições para tal, não é prejudicar uns e favorecimento de outros!

Um comentário:

  1. Ola Hugo, é preciso não esquecer que depois quando existem tratamentos de cancro do pulmão ou de outros que atingem especialmente os fumadores, o que se contribuiu para o estado ao longo dos anos de tabagismo não compensa 3 meses de tratamentos...

    Algo que dá que pensar...

    ResponderExcluir