sábado, 28 de maio de 2011

Ainda há quem enriqueça!

Hoje ao dar uma vista de olhos nas noticias como faço habitualmente, deparei-me com esta que me chamou mais a atenção que todas as outras (clique). Apesar da crise que o nosso País atravessa, o numero de ricos aumenta, isto com base nos dados fornecidos pela DGCI.

Para se ser considerado rico, a base é fixada no rendimento anual superior a 100 mil euros, que dentro do panorama actual do nosso País de facto é um valor considerável.

De facto, quando muitos de nós andam a fazer contas diariamente e a contar os tostões para conseguir pagar as contas ao fim do mês, isto no caso da maioria, muitos são os que vivem desafogadamente e levam uma vida tranquila, uma minoria é certo, mas não deixa de ser curioso que essa minoria aumente.

Cada vez mais no nosso Portugalinho, a velha máxima que se costuma dizer que os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres faz sentido. De dia para dia há mais crédito mal parado, aumentos de desemprego, mais pessoas no limiar da pobreza, etc, e ao mesmo tempo mais pessoas com rendimentos acima dos 100 mil euros ano.

Chego facilmente á conclusão que muitos são os que beneficiam destas crises e tiram proveitos delas, na maioria dos casos em prejuízo de terceiros, os tais que ficam cada vez mais pobres. No entanto, quando toca a investigar este tipo de casos e tentar perceber o porquê ninguém se preocupa, não se investiga os enriquecimentos repentinos. Não se desconfia sequer que estes possam ter surgido por meios ilícitos e que vão contra os direitos de outras pessoas que se vêem privadas dos seus direitos.

Não quero com isto dizer que seja este o caso de todos os que enriqueceram nos últimos anos no nosso País, mas tenho quase a certeza que há casos destes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário