Parece mentira mas é verdade, são 17 os partidos que vão a votos nas próximas eleições legislativas a realizar no dia 5 de Junho em Portugal. Os cerca de 9 milhões de Portugueses vão ter de escolher um primeiro-ministro de entre esta quantidade de candidatos, é natural portanto que haja mais pessoas a optar pela abstenção, a escolha é difícil, principalmente quando não se vê nenhum nome que provoque consenso entre as pessoas.
Nas ultimas eleições para as presidenciais a abstenção ficou por mais de 50% dos eleitores registados, prevejo que nestas, e é esse o meu desejo, que este numero baixe, afinal de contas é o nosso futuro que está em jogo, mais que na eleição do Presidente.
Mas com este numero de escolhas e dispersão de votos, o mais natural é tudo se manter igual, os que já tem assento parlamentar vão continuar a ter e quem tem sido governo vai continuar a se-lo também. Não há nem se avista mudanças num futuro próximo, pelo menos enquanto a maioria dos Portugueses tiver a mentalidade que nasceu para mandar e ser patrão...
Sim, é nisto que acredito quando vejo estes números de partidos que um País com pouco mais de 10 milhões de habitantes têm. Tantos são os que querem obter proveitos próprios a conta de terceiros e que quer ganhar e encher os bolsos sem ter de fazer muito. Acreditam mesmo que todas estas pessoas que fazem ou querem fazer carreiras politicas nasceram para isto e tem capacidade para tal? Eu não acredito, e pelo que se tem visto metade das pessoas também não, pelo menos não vão votar.
Só iremos mudar o nosso rumo quando muitos destes pequenos partidos se resolvam juntar em dois ou três de forma a conseguirem obter assento parlamentar, afinal de contas todos dizem o mesmo mas por outras palavras, basta ler os programas eleitorais ou ver os tempos de antena. No entanto acredito que fazem falta alguns deles, mais não seja para fazer barulho...
Partido Social Democrata, Partido Trabalhista Português, Partido Nacional Renovador, Nova Democracia, Portugal pro Vida, Partido Humanista, CDS - Partido Popular, Partido Socialista, Partido Pelos Animais e Pela Natureza, CDU - Coligação Democrática Unitária, Movimento Esperança Portugal, Partido da Terra, Partido Operário de Unidade Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Popular Monárquico, Partido Democrático do Atlântico e Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses são os partidos que estão na corrida ao parlamento. Conseguem encontrar aqui 17 mentalidades diferentes? É possível mas as bases são as mesmas.
Qualquer dia faço um partido para recolher os dividendos disso. SPGD vai ser o nome, parece-me uma boa sugestão para um nome de um novo partido politico Português. SPGD - Só Para Ganhar Dinheiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário