quarta-feira, 4 de maio de 2011

Houve fumo branco!

Ontem o nosso Primeiro-Ministro José Sócrates veio a publico através dos meios de comunicação social, informar os Portugueses que já há acordo entre a Troika ( FMI, CE e BCE ) e o governo em relação a ajuda externa efectuada pelos primeiros aos segundos, os moldes em que isso se acenta e quais as contra-partidas da mesma.

Segundo palavras do mesmo, a base negocial ao que me deu a entender foi o famoso PEC IV, que anteriormente foi chumbado no parlamento Português por todos os partidos da oposição. Explicou também que o que foi decidido agora será um reforço do referido PEC, ou seja, ainda mais rigoroso.

É natural que assim seja! Para os mais desatento muitos foram os ecos que vieram dos organismos Internacionais antes da queda do nosso governo, a darem um enorme apoio as politicas deste no nosso País e dando enorme credibilidade aos PEC'S apresentados, dando-lhes sempre um tom de realismo e que seria nessa base que Portugal iria pontapear a crise.

Nada de estranhar então que após o chumbo do PEC e a consequente queda do governo, muito por culpa também das empresas de Rating, que segundo vários especialistas especularam prejudicando assim Portugal, fosse essa a base de entendimento.

Resumindo, o que posso concluir de tudo isto é que Portugal simplesmente adiou a implementação do PEC IV, e que em vez de resolvermos os nosso problemas sem a referida ajuda, pagando aos credores do Estado com o nosso sacrifício, vamos então fazê-lo da mesma maneira mas com dinheiro de outros saindo então prejudicados pois vamos ter de pagar juros sobre esse empréstimo...

Posso estar enganado, mas como cidadão comum é a ilação que posso tirar de tudo isto. Provocou-se uma crise politica com intuito de fazer cair o governo, que provavelmente irá continuar a governar e saímos mais uma vez prejudicados e a dobrar. Mais juros sobre juros na divida publica, mais gastos porque vamos ter eleições e alem disso medidas mais rigorosas ainda que as previstas no PEC IV.

Ainda não sei ao pormenor os resultados práticos da negociação, também porque não sabia os moldes do referido PEC, no entanto e a julgar pelo que foi comunicado ontem, não vai haver cortes nos subsídios, nos ordenados e pensões mais baixas, no entanto o aumento do IVA, cortes nas pensões mais altas e aumentos nas taxas moderadoras dos Hospitais serão uma realidade.

Vamos continuar a fazer furos nos cintos porque isto durante mais uns tempos vai ser sempre a apertar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário