quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Três Grandes de volta ás estradas!

Esta semana pelas piores razões, o Ciclismo volta a ser noticia no Mundo desportivo. Em Itália na passada segunda feira, durante a terceira etapa do Giro deste ano, faleceu o ciclista Belga Wouter Weylandt vitima de uma queda aparatosa a qual não conseguiu resistir. No dia seguinte,( ontem ) fez 27 anos da morte do mais famoso e melhor ciclista Português de todos os tempos, Joaquim Agostinho, também ele vitima de uma queda durante uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.

No entanto o que me leva a escrever estas linhas não é só esta informação mas um desejo antigo. Sempre fui um seguidor desta modalidade, principalmente da Volta a Portugal. Desde muito pequeno que me lembro de ver esta competição e inclusivamente de ir para as estradas a espera da passagem da caravana da Volta. 

Lembro-me que antigamente umas horas antes da passagem dos ciclistas passavam carros e carrinhas dos patrocinadores e lançavam na direcção das pessoas propaganda, porta-chaves, canetas, pin's, etc... e nós miúdos da altura ficávamos fascinados com aquilo e com muitas recordações para levar para casa.

Ainda tive oportunidade de ver grandes nomes do ciclismo Português nas estradas mas infelizmente não vi o grande Joaquim Agostinho, assim como pouco me recordo de ver os três grandes do desporto Nacional nas estradas. Sporting, Benfica e Porto! Lembro-me da Sicasal, Boavista, Tavira, Artiach, entre outras, mas não me lembro de ver os três grandes.

É esse o meu desejo, voltar a ver na Volta a Portugal as cores do Sporting, Benfica e Porto. Mesmo já não participando a muitos anos, continuam a ser os detentores de mais Voltas seja por equipas assim como individualmente. O Benfica foi o ultimo a aparecer nas estradas mas por pouco tempo e com pouco fulgor. O Sporting sei que em 2009 fez uma equipa de sub-23 mas também pouco se ouviu falar.

Acho que a Volta a Portugal precisa de uma nova lufada de ar e o aparecimento das três maiores potências desportivas era o que faltava para dar mais animo a competição e puxar mais publico ás estradas. Acredito nisto assim como acredito que rapidamente qualquer uma das três equipas senão mesmo as três voltariam a dominar como antes.

O Sporting continua a ser o clube com mais títulos ganhos, seguido de Porto e Benfica por esta ordem, todos eles ainda longe de todas as outras equipas. Fazem sem duvida falta a competição e a modalidade. São precisos novamente nomes como Joaquim Agostinho, Marco Chagas, Joaquim Gomes, Orlando Rodrigues, entre outros, e acredito que com o reaparecimento destas equipas a modalidade irá renascer de novo em Portugal e consequentemente mais "miúdos" começaram a pratica-la dando assim origem a novos ídolos do desporto das duas rodas.

Espero sinceramente que este meu desejo se realize!

Um comentário:

  1. É o seu mentor Jean de Gribaldy na foto com a tampa
    www.jeandegribaldy.com

    ResponderExcluir