terça-feira, 24 de maio de 2011

Vivem á conta de quem trabalha!

Confesso que nunca precisei de nenhuma empresa deste tipo para encontrar emprego, alias cheguei mesmo a estar inscrito numa empresa de trabalho temporário mas depressa percebi que não servia os meus intentos e rapidamente cancelei a minha inscrição. Facto é que isto se passou em 2003 antes mesmo de ingressar na Força Aérea.

Hoje veio a publico a noticia que varias foram as empresas investigadas pelo FISCO e que algumas delas foram apanhadas em actos ilegais, crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais que lesaram o Estado Português em mais de 15 milhões de euros. Certo é que a investigação ainda vai no começo e que muitas mais poderiam vir a ser apanhadas em actos idênticos.

Acredito que outro tipo de intervenção é necessário para controlar a forma de prestar serviços deste tipo de empresas, principalmente por parte do Tribunal do Trabalho. Este tipo de empresas actualmente minam o Mercado de trabalho e prejudicam imenso a procura de emprego por parte das pessoas. Acredito que as empresas prestadoras de serviços são necessárias e aumentam o emprego, mas neste caso é feito abaixo do real valor das profissões e de forma explorativa dos próprios trabalhadores.

Penso que não me engano quando digo que provavelmente as empresas que recorrem aos serviços destas, pagam rios de dinheiro por cada trabalhador, assim como o fazem no caso das prestadoras de serviços, no entanto no caso das empresas de trabalho temporários o método de pagamento predominante nos vínculos com estas é os recibos verdes e como se sabe é mais o que se paga de impostos que o que se trás para casa quando se recebe por este meio.

Além disto, estamos sujeitos e baixos salários e contractos mensais renováveis ou não consoante as necessidades do cliente, claro que nas outras prestadoras de serviço o sistema é parecido mas os vínculos são mais alargados e tem-se outros direitos como por exemplo subsidio de férias e décimo terceiro mês.

Não é de estranhar portanto que quem vive na ilegalidade e enriquece desta forma, utilize também este tipo de jogadas de bastidores para ainda mais encher os cofres. Não digo que não tenham a sua utilidade e que um dia não venha a precisar destas para encontrar trabalho, no entanto acredito que se o fizer será mesmo em ultimo caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário