quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tudo tem rosto!

Como todos sabem o nosso País atravessa por uma fase muito complicada e provavelmente está ainda se poderá agravar mais com o passar do tempo. Tanto a nossa vida social, profissional e mesmo pessoal, tudo sai afectado por este estado das coisas. Os que conseguem passar ao lado de tudo isto, podem-se considerar uns felizardos e de alguma forma uma excepção dentro da conjuntura actual.

Mas o que me leva a escrever este artigo é a responsabilização de tudo o que nos rodeia. Muitos de nós temos por habito reclamar mas o que tenho assistido é que não o sabemos fazer. Passo a explicar, tudo o que nos acontece tem uma pessoa ou varias que tiveram influencia para que isso acontece-se, isto quando não são situações provocadas por culpa própria e nessas só temos é que aguentar ou tentar resolver pelos nossos próprios meios.

Quando dizemos mal do nosso País, que Portugal não presta, que não andamos para a frente, que isto ou aquilo, não é do País que nos devemos queixar, mas de quem o Governa, é deles a culpa do País estar como está, não só destes políticos actuais como de outros tantos que por cá já passaram.

Em relação por exemplo ás nossas empresas a situação é igual mas com ligeiras diferenças, por exemplo se nós temos problemas com situações relacionadas com vencimentos ou faltas não é culpa da empresa ou do patrão, ele provavelmente nem sabe da situação. A culpa é de quem trata destes assuntos, de quem tem a pasta na mão, se não é competente para tratar dos assuntos, passe a pasta a outro ou passe o assunto para cima, e o que assistimos na maioria dos casos é tentativas frustradas de resolver situações que não são das suas competências e que acabam por prejudicar ainda mais tanto os queixosos como os próprios patrões que ficam mal vistos aos olhos de quem se queixa.

Por isso é que eu defendo, quando vamos a qualquer lado e não nos sentimos satisfeitos com o atendimento ou com a maneira como somos tratados, apresentem queixa nos livros de reclamações e identifiquem quem não vos soube atender. Pode-se sempre ficar com o peso na consciência que podemos trazer problemas a essa pessoa, mas o que é isso comparado com os possíveis problemas que essa pessoa já vos trouxe a vocês e a outros como vocês? E se em ultimo caso as situações tiverem de ir para outras instâncias, a medida a tomar é igual, já ninguém põem patrões em tribunal, põem pessoas!

Claro que estamos aqui a falar de colegas e possivelmente amigos, mas se o são também não nos prejudicam e tentam resolver as situações, se não conseguem passam para cima se não resolvem é porque precisam de um aperto e não são tão colegas e amigos como pensávamos...

Não me pesa a consciência cada vez que peço o livro de reclamações em qualquer lado e não êxito em fazê-lo quando necessário, já lá vai o tempo de comer e calar! As situações são provocadas por alguém e esse alguém tem rosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário