terça-feira, 17 de maio de 2011

As diferenças entre os iguais Ronaldo e Messi!

Todos nós amantes de futebol temos preferências por este ou aquele jogador, no entanto nas ultimas épocas os mais amados e odiados da generalidade de quem assiste a este desporto são Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Digo isto porque a maioria têm preferência por um deles e depois rebaixa o outro em detrimento do seu favorito.

Também eu sou um pouco exemplo disso. Já disse por varias vezes que considero Cristiano Ronaldo o melhor jogador do Mundo, isto com base no fundamento que o considero mais completo que Lionel Messi. No entanto sei reconhecer que no um para um não há ninguém ao nível do Argentino.

Muito se fala da influência que ambos tem nas equipas que representam, é um facto, ninguém pode negar que ambos são os jogadores mais influentes tanto de Barcelona como de Real Madrid, mas no entanto considero que a equipa Madrilena é mais dependente de Ronaldo, digo isto com base em estatísticas, com Ronaldo a marcar tendencialmente o Real não perde, já quando este não faz o gosto ao pé o Real simplesmente não ganha.

No entanto o que mais difere estes jogadores? Pouca coisa, a sua influência clubistica é notória mas no entanto tanto um como outro teimam em não pegar nas suas Selecções como o fazem nos clubes. Nem Portugal nem a Argentina tem tirado proveito do melhor de cada um deles, todos esperam sempre mais e melhor e tanto um como o outro demonstram o melhor dos seus potenciais em prol das suas Nações. Também aqui sou mais criterioso, já que considero que neste campo seria mais fácil sobressair Ronaldo já que em termos de nomes somos bem inferiores a Argentina, o que não quer dizer que no jogo jogado assim o seja. Prova disso foi o ultimo confronto entre ambas as equipas que ditou a vitoria Sul-americana por 2-1.

A luz de tudo isto que acabei de dizer resolvi ir verificar os dados pessoais referentes a ambos os jogadores. Fi-lo somente em relação as ultimas 5 época, isto porque Ronaldo é mais velho e joga como profissional a mais anos, logo os dados não seriam justos nem para um nem para o outro.

Em relação então aos últimos 5 anos, Cristiano Ronaldo entre clube e selecção têm, 281 jogos e 186 golos que dá uma media de 0,66 golos por jogo. Já Lionel Messi, também sobre os mesmos parâmetros contabiliza 272 jogos com 180 golos obtendo este uma media de 0,66 golos por jogo. Resumindo, estão exactamente iguais neste momento quando falta uma jornada para terminar o campeonato Espanhol.

Ao nível colectivo o Argentino é mais titulado, no entanto também aqui sou mais tendencioso, afinal de contas o Barcelona já tem uma equipa construída a alguns anos em que pouco ou nada mexe, já Cristiano neste período de tempo mudou de equipa e campeonato e tendencialmente tem variado mais os seus companheiros de equipa.

É impossível definir que um é melhor que o outro, não são comparáveis, tem estilos diferentes. No entanto como fica aqui provado ambos são muito influentes nos seus clubes e isso não pode ser negado. Cada um ao seu estilo são neste momento os melhores jogadores da actualidade e dificilmente teremos novamente dois jogadores com este nível na mesma década.

As diferenças que existem entre eles tornam-nos afinal de contas em jogadores tão iguais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário