segunda-feira, 16 de maio de 2011

PSP na prisão e ladrão na rua!

Foram hoje presentes ao Juiz os Policias detidos recentemente ficando assim a saber as medidas de coação a que estavam sujeitos. Dois dos arguidos ficaram em prisão preventiva enquanto os outros dois ficam a aguardar em liberdade mas com proibição de contacto entre si e com qualquer um dos demais arguidos e testemunhas, assim como a proibição de entrar em qualquer Esquadra da Divisão da PSP de Cascais, foram sujeitos ainda a caução e suspensão do exercício da actividade policial como seria de esperar.

Além dos quatro elementos dos quadros da Policia de Segurança Publica, ainda um elemento civil foi também presente a tribunal. De realçar que apenas este ultimo e um dos elementos das Forças de Segurança é que foram apanhados em flagrante delito. Todos são indiciados entre outras coisas pelos crimes de corrupção para acto ilícito, crimes continuados de extorsão e coação, denegação de justiça, exercício ilícito da actividade de Segurança Privada e violação qualificada do dever de sigilo. Ao que parece há ainda fortes indícios de trafico de armas e posse ilegal das mesmas.

Além destes há ainda mais seis arguidos, três deles também membros da PSP, no entanto sem qualquer medida de coação.

Mas o que me leva a escrever sobre este assunto, não é tanto a noticia em si pois em nada me surpreende que isto aconteça, afinal de contas é o País que temos, todos tentam encontrar formas de financiamento sem no entanto pensarem que isso possa ser ilícito ou não. É verdade que só por serem Policias deviam evitar este tipo de actuação, não é por o serem que podem ir contra a lei, devem mesmo ser um exemplo, afinal de contas é para isso que são pagos, para nos proteger e não para se usarem da farda que vestem para proveito próprio que me parece ser o caso.

No entanto os colegas de profissão deslocaram-se para lhes prestar apoio. Compreendo, afinal de contas provavelmente trata-se possivelmente de amigos, pessoas que trabalham com eles diariamente. Mas será só por isso? Não haverá mais envolvidos ou pelos cúmplices deste tipo de acção ilegal? É possível mas também não me espanta nem me causa qualquer perplexidade.

Mas o que eu acho engraçado são os crimes de que estes elementos estão a ser acusados e que em três meses de inquéritos e investigações já deram estes resultados. No entanto para estes mesmos crimes quando os possíveis intervinientes são ao invés de homens de farda, homens de fato e gravata a coisa já se torna diferente e por vezes é esquecida ou arquivada.

Não estou com isto a defender ninguém porque sinceramente acho que devem ser julgados e condenados caso se prove que estiveram mesmo implicados nos crimes que estão a ser acusados, no entanto é mais um caso onde se faz notar que a união entre as forças de Segurança é muito pouca ou nenhuma. Então para "entalar" colegas são tão rápidos a agir e para outro tipo de pessoas demora-se tanto tempo.

Nada os desculpa, nem mesmo dizerem como já ouvi que ganham mal para o que fazem e são mal tratados, muito mais pessoas ganham pior que eles e não se metem neste tipo de actos. Seja como for continua-se neste País a fazer crer que a justiça e a Policia trabalha bem quando surgem estes casos mas no entanto muitos que os praticam á anos nunca são apanhados.

Pode ser que no dia em que os próprios Policias se unam as coisas corram de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário