domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio, dia do trabalhador.

Dia 1 de Maio é o dia que do calendário escolhido para homenagear o trabalhador, sim, o trabalhador e não todos aqueles que trabalham porque há diferenças. Trabalhador é aquele que se sujeita a tudo, horários, salários, injustiças, etc... Não é o patronato, nem aqueles que usam e abusam de todos os meios para obter regalias passando por cima de tudo e todos.

Não sou dos que é defensor deste tipo de comemorações porque acho que o verdadeiro sentido desta comemoração não é atingido. Não compreendo como é que no dia do trabalhador não se trabalha, devia-se trabalhar mas com reforço de pagamento e ter um dia diferente com uma homenagem proporcionada pelos patrões que podia passar por vê-los ao nosso lado a fazer o mesmo que nos pedem para fazer, seguido de um bom almoço pago pela entidade patronal e depois sim a tarde livre.

Se este dia é para homenagear quem trabalha, ao ser feriado a única homenagem que nos fazem é só mesmo ficar em casa porque em termos práticos é menos um subsidio de alimentação que se recebe, este ano por obra do acaso não porque é Domingo.

Seja como for e sejam lá eles quais forem os propósitos por trás deste dia, acho que deve ser lembrado mas não comemorado. Não estamos em posição de comemorar seja o que for, principalmente num ano como este. Cada vez mais desemprego, cada vez mais precariedade, mais desigualdade, etc...

Mais vez é dia dos senhores dos sindicatos saírem a rua e vir a praça publica, hoje é mais um dia do que eles chamam "luta" pelos direitos dos trabalhadores e contra os patrões, eles que na maioria dos casos já não trabalha á anos. Limitam-se a ser sindicalistas como se isso fosse profissão.

Dia do trabalhador sim, mas devia ser passado á trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário