segunda-feira, 14 de março de 2011

Eu usei Boina Azul!


Muito se fala no nosso país da importância das Forças Armadas e o porquê de elas existirem. A resposta foi dada recentemente por um salvamento efectuado por uma equipa de resgate da Força Aérea Portuguesa.

Muitas são as opiniões quanto a utilidade dos Militares Portugueses e todas são dignas de ser ouvidas sejam elas boas ou más. Eu próprio tenho as minhas opiniões e uma delas, visto os problemas económicos por que atravessa o nosso país, passaria pela unificação dos três ramos das Forças Armadas. Não se justifica um país pequeno como o nosso e que não tem histórico de conflitos internacionais, exceptuando a guerra colonial, ter três ramos. Armada, Exercito e Força Aérea unificadas teriam mais força e a despesa pública baixaria substancialmente. São opiniões e está é a minha, opinião de quem viveu por dentro durante 6 anos e que saiu com muita mágoa.

Durante 6 anos fui militar da Policia Aérea, esforcei-me para conquistar a Boina que mais tarde viria a usar e a honrar (pelo menos andei sempre de consciência tranquila). Não entrei para as Forças Armadas para ser militar, entrei para ser PA, nunca quis ser outra coisa que fosse e foi com esse objectivo que entrei. Arrependi-me, não de ser PA e de usar a magica Boina Azul, arrependi-me sim de ter entrado para as forças armadas...

Não se respeita as praças da forma que merecem e não se dá mérito a quem o têm. Sei que cá fora na vida civil as coisas são iguais e acontecem o mesmo tipo de problemas, mas não pode haver critérios diferentes e discrepâncias tão grandes dentro da mesma instituição como acontece pelo menos na  Força Aérea.

Durante os seis anos, concorri nos três últimos ao curso de sargentos, nos dois primeiros não fui chamado a prestar provas e no último finalmente a oportunidade apareceu. Julgava eu que me estavam a dar uma oportunidade!

Excluindo os militares do regime especial que são os que já estão na vida civil, após a prova escrita de Inglês eu era o terceiro mais antigo e tinha obtido 16,5 valores na referida prova. Quando saí as listagens o meu nome aparecia em 17º lugar nos 24 aprovados no teste. 17º??? Porquê 17º quando deveria estar em 4º pelas minhas contas e que me dava acesso ao curso pois havia 6 vagas.

A explicação é simples, todas as provas são avaliadas e independentemente dos resultados és dado como Apto ou Inapto e após isso a classificação é mediante a nota do ensino secundário. Agora eu pergunto: Se estamos a prestar provas para os quadros das Forças Armadas porque é que se dá mais valor ao que foi feito antes de entrarmos para a "tropa"? Sim, porque eu tive média de 12 no secundário que foi feito e concluído três anos antes de entrar na Força Aérea.

Será mais importante esses 12 valores de média que os muitos serviços que fiz ao longo de seis anos? Será mais importante essa nota que um LOUVOR que obtive com suor e por abdicar das minhas folgas e da minha família para representar a Força Aérea, em exposições e certames de baixo calibre sem visibilidade nenhuma? Será essa nota de 12 valores, obtida no regime geral inferior á nota dos que ficaram a minha frente, sem querer com isto tirar-lhes o mérito porque o tem, que tiraram 15 valores em cursos técnico-profissionais da tanga em que nem as aulas se vai.

Já para não falar das vagas, que no caso da PA abrem 6 para 100 militares e em outras especialidades (sim, porque são mesmo especiais) abrem mais vagas que os militares a concorrer... Chegam a sobrar vagas mas que não passam para as outras especialidades. Depois vê-se maçaricos (termo usado aos militares mais modernos) a dar ordens e a mandar em HOMENS que lhes deram formação e lhes ensinaram a ser militares.

Muitos vi eu serem promovidos a sargentos com menos 3 anos de tropa. Como é que isso é possivel acontecer? Pode acontecer, mas nunca antes de ser dado primeiro oportunidade aos mais "antigos" sejam eles de que especialidade forem.

Dignifiquei da melhor maneira a minha Boina e tenho muito orgulho em a ter usado, principalmente nos 2 primeiros anos, os que passei na BA5 a verdadeira "tropa" que tive o privilegio de viver por dentro. Havia união, camaradagem, respeito, partilha, amizade, tudo o que se espera encontrar.

Éramos como um só, antes de sermos militares éramos PA'S!

7 comentários:

  1. assim em baixo tudo o que foi dito, eu ainda estou a representar esta instituição e a coisa não muda. abdicamos do nosso tempo para estar com a família para ao fim de 6anos sair com uma mão a frente e outra atrás. é triste mas é verdade.
    Eduardo Alhinho.

    ResponderExcluir
  2. Fala-se tanto em falta de pessoal como em excesso...ambos são verdade, as nossas FAA tanto sofrem com falta em determinados sectores, o que obriga a sobrecarregar quem lá trabalha. No campo oposto o excesso de efectivo faz com que se coloquem "n" indivíduos em secretarias e outros, a desempenhar funções de (des)necessidade discutível.
    No que toca ao curso de sargentos, infelizmente o método de chamada a prestação de provas deixa de fora muitos militares com experiência e perfl para darem um bom contributo, em que recebem apenas uma oportunidade, ou mesmo nenhuma de fazer da tropa uma carreira para a vida. Outros estão lá todos os anos, e outros só falta serem obrigados a ir para encher as vagas. O Hugo infelizmente faz parte dos primeiros, foi um dos que me ensinou a ser militar.
    Abraço, eu usei Boina Azul!
    Rui Honrado

    ResponderExcluir
  3. É o pais que temos... no meu tempo nem cursos de sargentos havia, ao fim de 4 anos vim embora pois não havia perspectivas.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/24/2011

    E sabes porque eles inventaram essas teorias?Porque o sistema de cunhas está gasto...ou talvez não

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/01/2013

    Caro amigo e ex camarada, não fui PA mas tive e tenho mt respeito pelo trabalho desempenhado. Eu sou outro daqueles injustiçados.. Durante 2 anos concorri ao CFS sem sucesso. a primeira vez tinha 2 anos e meio de tropa concorri sem sucesso pk tinha os mais antigos a minha frente aqueles que não sairam da tropa seguiram para o quadro,no ano a seguir concorri, prestei provas, mas decidiram nao seguir com o curso pra frente por falta de gente, nesta altura todos os meus mais antigos tinham saido da tropa ou entrado para o quadro e eu por fim era finalmente o mais antigo da especialidade e com boas perspectivas de entrar, pk pra alem de ter bastante experiencia na especialidade que poucos praças se podem gabar disso, tinha um louvor bastante suado e estava nas boas graças dos meu superiores hierarquicos uma vez que sempre(ou pelo menos tentei) fui exemplar, bastante cumpridor se bem que por vezes respondao LOL..Contribui sempre uma grande parte na formaçao dos novos praças quando chegavam a base, visto que o nosso curso nao acaba na ota, nas bases temos qualificaçoes pra passar.. resumindo.. a minha especialidade ear uma especialidade a morrer, eramos mt poucos, faziamos bastantes horas, tinhamos escala rotativa com oficiais e sargentos, uma vez que nao havia distinçao nas funçoes, xcepto que praças nao podiam ser supervisores, durante dois anos nao abriram recrutas pra especialidade e estavamos a trabalhar em minimos, dai tb nao ter havido cfs pra nos num ano, pk se os praças existntes concorressem e entrassem deixava de haver pracas na especialidade. Eu estava ja ha 3 anos longe casa, so de ferias e que poderia vir etc etc, queria voltar a casa, e com mta pressao da minha parte e tb doutros camaaradas, la abriram duas recrutas de repente para trazer sangue novo, deixarem nos ir para as bases de preferencia e retomarmos a nossa vida e podermos progredir na carreira... lol agora vem a melhor parte, onde em cursos k abriam 10 ou 12 vagas por ano e apenas 3, 4 ou 6 seis no maximo tinham conseguido chegar ao curso, naquele ano abriram 15 vagas e entraran 20(bem os putos ficaram mais inteligentes de repente), deparo me com mais 9 nmeses de espera k terminem o curso mais 2 meses da primeira qualificaçao na base e miudos que acabados de sair do curso que nem sequer sabiam o significado da sigla da especialidade...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/01/2013

    (cont).... WWWWOOOOOOOOOOWWWWWW INCRIVEL CAIU ME TUDO NO CHAO QUANDO ISTO ME ACONTECEU....WOOOOOOOOWWWWWWWW....no meu tempo so os melhores do melhores passavam, pk afinal quando comecassemos as trabalhar iriamos nao so lidar com material d milhoes de euros mas tb dezenas e por vezes centenas d vidas humanas, A MINHA ALMA TA PARVVA PENSEI EU... chega se ao ultima vez k concorro, os putos tb ja legiveis pra concorrer e eu descansado pk este ano tava garantido, prova de ingles nota execelente, prova da especialidade espectacular, tudo as mil maravilhas, antiguidade etc etc... eu sou do tempo dos agrupamentos no sdecundario e nao destas novas tretas tecnologicas etc ct.. resumindo a minha media era 12 de secundario... eu passei de primeiro lugar pra ultimo, pk todos aqueles putos com 19 e 20 aninhos, tinham medias de 16 e 17, putos que nao sabiam o que era a sigla da especialidade, putos que "nunca tinham visto um aviao á frente", miudos que nem sequer sabiam realmente o que era a especialidade pk nao tinham feito a ultima qualificaçao da especialidad, que e o culminar da nossa carreira, que e ali que sabemos se somos capazes de lidar com a pressao e o stress... PORRA .. tanto que eu dei, mas tanto k eu dei por aquela especialidade, tanto suor, tantos neuronios fritos por noites acordado pra cumprir com uma missao de SAR ou um IFE ou uma catastrofe natural.. posso dizer k tive uma noite encharcado da cintura pra baixo das 3 da manha ate as 9, a fazer revista pra dar o ponto de situaçao dos estragos que havia no aerodromo ao Sr Comandante...PORRA EU CUMPRI COM A MISSAO, EU CUMPRI COM O MEU DEVER DE MILITAR, EU AMAVA A MINHA FARDA....SEMPRE DEI TUDO... e a paga que recebo foi fazer o desquite, e dizer adeus a aquilo que eu mais dei da na vida e que queria fazer como vida.. como voce caro camarada, somos bastantes, pk afinal de contas nao passamos dum NIP, nao passamos dum numero, de carne pra canhao... Nao sou melhor que os outros, mas dei mais que a maioria a tropa... percebo perfeitamente .. cumprimentos e bem haja... ainda nos vamos cruzar na prosegur, concorri pra aeroportuario.. desculpe a gramatica.. tava a escrever em teclado ingles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro camarada;

      Tal como eu, como aquilo que aqui falei, sentiu na pele as injustiças que se passam na FAP...
      É triste que assim tenha sido e que continue a ser.
      Desejo-lhe sorte neste novo ano e que, caso se realize, se entrar para o Aeroporto tudo lhe corra pelo melhor.
      Havemos de falar por certo!
      Abraço

      Excluir