domingo, 15 de maio de 2011

Supremacia Portista, arrogância Benfiquista e descalabro Leonino!

Acabou ontem mais uma Liga Portuguesa de Futebol, mais uma época de emoções fortes, alegrias e frustrações. Tudo o que está sempre inerente a este desporto que apaixona a maioria dos Portugueses. Como tal, e apesar de ainda haver duas competições em disputa, nomeadamente a Taça de Portugal e a Liga Europa, é o momento de fazer um balanço final do que foi esta temporada. Só o vou fazer em relação aos três ditos grandes do nosso Futebol.

Porto:

Após uma época de interregno o Porto voltou a vencer o campeonato, e de que forma. Venceu sem qualquer derrota, não dando qualquer hipótese aos seus adversários. Arrancou bem logo desde o inicio e como costuma acontecer não teve qualquer período em que mostrasse fragilidades. Em todas as épocas há sempre uma altura que as equipas quebram, não aconteceu isso a este Porto. Conseguiu construir uma equipa equilibrada em que as ausências não se faziam notar. Com a aquisição de João Moutinho deu a consistência que na temporada passada não teve em virtude da ausência de Lucho para o Marselha. Houve ainda uma dupla que a meu ver influenciou e em muito este Porto vencedor, Hulk e Falcão, ambos em grande forma e praticamente a época toda. O primeiro foi mesmo o melhor marcador do campeonato, jogador com mais assistências e considerado por muitos a figura do campeonato. O segundo alem do excelente campeonato que fez, confirmando o que já fizera na Liga passada, é também o melhor marcador da Liga Europa, batendo mesmo o recorde de golos marcados numa só época na competição. Além de toda esta época brilhante conseguem ainda estar em mais uma final europeia, a terceira de década e na final da Taça de Portugal. Atrevo-me a dizer que o Porto não foi á final da Taça da Liga porque não a considera uma competição prioritária, isto tendo em conta que na fase de grupos facilitou imenso. Sem sombra de duvidas um justo campeão Nacional e a conseguir fazer muito melhor que o Benfica da Liga passada, mostrando claramente que a ausência de Hulk na temporada anterior pode ter tido influencia no resultado final da mesma.

Benfica:

Após o título do ano passado muito se esperava deste Benfica. As saídas de Di Maria e Ramires peças fundamentais da época anterior foram colmatadas com entradas de Salvio e Gaitán. Tentativas falhadas, a meu ver perdeu qualidade e de que maneira, algo que se veio a confirmar com a saída de David Luiz mais tarde. No entanto os principais responsáveis por esta, ter corrido assim são o treinador e o próprio Presidente. Jorge Jesus provou que não sabe ganhar e foi mostrando desde do final da época anterior até bem a pouco tempo uma arrogância extrema. Pensou que só porque se consegue vencer uma vez, pode-se vencer sempre. Para isso é preciso ser-se melhor, e o Benfica não o foi. Em todos os confrontos directos com os principais adversários nas lutas por títulos ou resultados importantes o Benfica não conseguiu vencer, a excepção da Taça de Liga em que na meia-final derrotou o Sporting na Luz e o Paços na final. Em ambos os jogos obteve resultados sofridos... O Benfica que na boca do seu treinador ia ser bicampeão e um candidato a vencer a Liga dos Campeões não passou disso mesmo, um candidato. Não convenceu ninguém na Liga dos Campeões correndo mesmo o risco de ser eliminado das competições Europeias, seguiu para a Liga Europa e nas meias-finais quando tinha obrigação de eliminar o Braga voltou a ser surpreendido, ou talvez não! Uma época desastrada do ponto de vista anímico e financeiro também, dispensar Quim para ir buscar um frágil Roberto pelo preço que foi, foi um erro de má gestão ruinosa dos dois pontos de vista.

Sporting:

Agora o MEU Sporting, época para esquecer, mais uma. Quando pensava a maioria que a época passada era irrepetível o Sporting fez ainda pior, ou talvez não, ficou com exactamente os mesmos pontos da temporada passada mas um lugar acima. Seja como for foi mais uma época de erros, descalabro, resultados decepcionantes. Começamos logo mal, dispensar Carvalhal para ir buscar P.Sérgio foi um erro. Nem um nem o outro são treinadores para o Sporting, ambos sem curriculum digno e sem mostrarem grande futebol nos clubes por onde passaram. Foi um erro mas nunca assumido! A politica de contratações também ela foi errada, fui a favor da venda de Moutinho e Veloso assim como mais tarde a de Liedson, mas nunca como foram feitas. Moutinho tinha de sair mas para o estrangeiro, Veloso é bem vendido mas nunca por troca de um jogador como Zapater e Liedson pode sair mas primeiro tinha de vir um substituto digno desse nome. De todas as entradas só Valdes foi um valor acrescentado ao plantel. Torsi continua uma incógnita e Evaldo de quem muito se esperava teima em não vingar. Couceiro no entanto conseguiu a meu ver aproveitar um jogador que quanto a mim é dos melhores valores que o Sporting tem, Matias Fernandez, assim como conseguiu reaproximar Izmailov, renovando este o vínculo com o clube para a próxima temporada. Tivemos eleições envoltas de polémicas, mas isto só acontece porque o momento actual do clube não é o melhor. Foi a segunda época seguida sem qualquer motivo de orgulho, no entanto devemos mante-lá na nossa memória para não repetir novamente os erros que cometemos. Espero sinceramente que a dupla Duque e Freitas consiga construir um plantel mais competitivo mesmo que isso não passe pela dispensa de muitos jogadores. A ver vamos se será mesmo Domingos o nosso treinador na próxima época, seja como for uma coisa é certa, em termos de curriculum tem o mesmo que tinham Carvalhal e P.Sérgio, no entanto consigo ver mais qualidade nas equipas por ele treinadas que nas dos outros dois, pelo menos no que toca a futebol jogado e falado.

Aproveito também para salientar as excelentes temporadas realizadas por Braga e Vitória de Guimarães, o primeiro por mesmo perdendo peças fundamentais do plantel anterior conseguiu ficar-se pelo 4º posto da Liga e acima de tudo ir á sua primeira final Europeia. Os segundos por recuperar o estatuto Europeu, não só pelo 5º lugar alcançado na Liga mas também pela participação na final da Taça de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário