terça-feira, 3 de maio de 2011

Com estes patrocínios é mais facíl!

Ficou decidido ainda a pouco o primeiro finalista da Liga dos Campeões. O Barcelona conseguiu tal como já se previa, qualificar-se para a final graças ao empate a uma bola no seu estádio. O Real Madrid conseguiu dar uma boa replica com uma equipa um tanto ou quanto alternativa, mas caiu a mercê do resultado no Santiago Bernabeu.

No entanto mais uma vez o espetáculo não foi o melhor que ambas as equipas podem e sabem proporcionar. O Real tenta através de um jogo mais controlado e defensivo, tentar travar o futebol praticado pela equipa Catalã, já o Barcelona mantém o seu futebol de passe e controlo do jogo através de maior posse de bola que o adversário, não sendo no entanto esclarecido o suficiente para conseguir traduzir em oportunidades de golo a supremacia que tem em termos de posse de bola.

Não quero dizer com isso que não as criou, na primeira parte da partida o Barcelona teve oportunidades suficientes para ir a vencer para o intervalo, mas no entanto não conseguiu. Já o Real começou bem mas foi perdendo o fulgor e a partir dos 25 minutos era praticamente um espectador do jogo Catalão.

Na segunda parte entrou em campo os patrocinadores oficiais do Barcelona, a UNICEF e a UEFA, a primeira pela importância que tem no Mundo devido a sua principal missão, a segunda pela excelente nomeação da equipa de arbitragem para este jogo.

Mais uma vez vimos um jogo repleto de farsas e pedinchices dos jogadores do Barcelona, sempre a pressionar o arbitro, de tal ponto que ainda estou para perceber o porquê de ter sido anulado o golo do Real Madrid que fazia o 1-0 e o jogo poderia ter outro rumo.

Não acredito que os princípios porque se rege a UNICEF se identifique com a mentalidade e maneira de jogar da equipa do Barcelona, sempre a pedir faltas, simular que foram agredidos, andar atrás do arbitro a pedir amarelos e vermelhos, etc... Tal como um amigo meu disse, não comparem este futebol do Barcelona ao futebol da era Cruijff, é uma ofensa, e acredito que o próprio que tantas vezes vem falar do Barcelona se reveja nisto. Ele mesmo já comentou que o Barcelona ao ser patrocinado fosse por quem fosse perdia a sua identidade, pois por norma não o é por ninguém. Também nisto lhe dou razão mas no sentido contrario, nunca a UNICEF se devia associar a um clube de futebol fosse ele qual fosse.

O futebol é um Mundo podre, cheio de viciações e corrupções e não é isto que esta fundação deseja para ser sua imagem de marca. Não entendo o objectivo real por trás disto mas provavelmente quem fica mais a ganhar é mesmo o Barcelona e não a UNICEF, isto porque graças a ela provavelmente foram mais uns bons milhões de camisolas vendidas em Países desfavorecidos e quem sabe também maior poder dentro dos organismos que dominam o futebol.

Um comentário:

  1. Boas ... a pouco que sigo o que comentas aqui nestas tuas visões e devo dizer que estou de pleno acordo contigo neste assunto ou visao... Realmente se a definição pela qual se rege o fairplay passa por teatro então isso não e fairplay é teatro chamemos as coisas pelos nomes claro.. com mito respeito pelos actores ... mas aquilo que os jogadores do Barcelona considerada por muitos a equipa que pratica o futebol mais bonito ... eu nao concordo sim é futebol a ultima parte ou seja os golos das suas jogadas que passam por um jogador fenomenal mas nao o melhor jogador do mundo mais uma vez para mim, porque de resto os restantes 70 ou 80 minutos do jogo deles é absolutamente uma treta e se aquilo é espectaculo se aquilo e futebol então é melhor dedicar me a pesca.. é um futebol secante, aborrecedor..

    Concordo contigo... Uefa mais Unicef igual a (e aqui corrijo) campeão de Espanha, Campeão da liga do Campeões....
    Um abraço Duarte e continua parabéns..


    Carlos Pires

    ResponderExcluir