sexta-feira, 29 de abril de 2011

Real Madrid e Barcelona aos meus olhos!

Esta semana houve mais um confronto entre os dois colossos do futebol Mundial, Real Madrid de Mourinho e Ronaldo contra o Barcelona de Guardiola e Messi. Foi o quarto confronto entre as duas equipas esta época e a faltar um ultimo confronto o Barcelona leva vantagem por uma vitoria. Duas vitorias para o Barcelona, um empate e uma vitoria para o Real Madrid.

Ao fim de quatro jogos estalou então a polémica que já ameaçava rebentar a algum tempo. Depois da goleada do primeiro confronto em que ai o Barcelona foi sem sombra de duvidas superior, José Mourinho conseguiu elaborar uma formula para conseguir suster o futebol da equipa catalã, e jogando em contra-ataque procurar através do erro chegar á vitoria. Foi assim que conseguiu a igualdade no segundo jogo da época em Madrid e foi assim que conseguiu vencer a Taça do Rei em Valência.

Mourinho percebeu nessa goleada que a jogar de forma constante ao ataque cria espaços que são letais, e apesar de ter actualmente uma equipa mais evoluída tecnicamente do que tinha quando defrontou o Barcelona com o Chelsea e Inter teve de adaptar a forma de jogar do Real a que utilizou nessas duas vezes em que conseguiu dar boa replica contra o super-Barça como muitos lhe chamam.

Eis que ao quarto encontro, o terceiro que joga com o sistema mais defensivo, Mourinho volta a sair derrotado e assim ficar com a eliminação da Champions praticamente garantida. No entanto o que ditou a superioridade do Barcelona foi simplesmente a superioridade numérica imposta pelo arbitro aquando da expulsão de Pepe. Até então o Barcelona apesar do domínio em termos de posse de bola, fazia-a de forma inconsequente. Em qualquer dos três jogos após a goleada de Barcelona por 5-0 o Barcelona só foi superior em termos de posse de bola porque em oportunidades flagrantes de golo o Real não ficou em nada atrás.

Não vejo diferenças entre um Barcelona de futebol pastelão ( passam mais de metade do tempo que tem a bola nos pés a passar para o lado e para trás ) e um Real de futebol defensivo, e quando se fala no Real defensivo temos que analisar toda a época e tirando os jogos contra o Barcelona o Real contra todos os outros foi ofensivo o suficiente, prova disso foi o recente resultado em Valência, vitoria por 6-3!

Ainda haverá um quinto jogo e o ultimo da época entre ambas as equipas, ai vai-se ver mais uma vez como se vão sair as equipas, mas seja qual for o resultado uma coisa já é certa, o Real já parte em clara desvantagem, tanto pelo resultado de Madrid como pelas ausências de jogadores importantes como são os casos de Pepe e S. Ramos, acrescentando ainda a ausência de Mourinho no banco.

Muito se tem falado do comportamento incorrecto dos jogadores Madrilenos e do seu treinador, inclusivamente jogadores catalães apelidam os jogadores do Real de assassinos por causa das faltas que fazem ( como por exemplo a de Pepe no ultimo jogo que já ficou provado por imagens televisivas que nem tocou em Dani Alves), etc... Os então patrocinados pela UNICEF são um exemplo a seguir por tudo e todos, o estilo de jogo que pratica é um hino ao futebol, e são sem duvidas uma super equipa ( principalmente quando desde o primeiro minuto de praticamente todos os jogos andam atrás dos árbitros a procura de cartões para os adversários ). No entanto não vejo muita gente falar que em todos os bate-bocas que houve está época entre Real e Barça todos tiveram inicio em declarações de jogadores do clube catalão, Valdes, Piquet, próprio Guardiola e até mesmo o seu presidente lançaram farpas em direcção do Mourinho e da sua equipa, no entanto por parte da equipa Madrilena só Mourinho falou em todas as situações com excepção deste ultimo jogo em que muitos jogadores Madrilenos decidiram falar mas sempre sobre o jogo e sobre a arbitragem, nunca sobre os jogadores do Barça, excepção feita a Ronaldo que teceu comentários sobre a exibição de Messi quando interrogado sobre isso.

Por falar em Messi que todos dizem ser um exemplo que humildade, que o próprio Ronaldo devia por os olhos nele, etc... Nunca vi o Ronaldo fazer o que o Messi fez em Madrid, pontapear uma bola contra os adeptos adversários de forma voluntária e virar-se a rir, fazendo depois uma cara de quem não fez propositadamente quando viu o arbitro olhar para ele (há vídeos disto no YouTube, não é invenção minha ), e agora no ultimo encontro após uma falta sofrida respondeu dando uma cotovelada nas pernas de S. Ramos quando este passava por ele. É um santo dentro do campo este fenómeno Argentino! Para mim o melhor do Mundo no um para um e em lances individuais.

Resumindo na minha opinião não vejo grande diferença entre as duas equipas, são as duas excelentes com excelentes jogadores e treinadores, capazes de nos proporcionar excelentes jogos de futebol seja entre elas ou contra outros adversários.

PS: há um factor que poderá determinar a suposta superioridade do Barcelona sobre o Real Madrid, este Barcelona já joga junto a alguns anos e tem um estilo de jogo próprio que já vem de há muito anos para cá, já o Real Madrid não tem esses factores, de ano para ano muda de treinador e de jogadores. Alem disto a idade e experiência também conta e nisso o Barcelona também leva vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário