segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hoje é 25 de Abril!

Hoje é dia 25 de Abril, o dia em que a maioria dos Portugueses festeja a queda do regime e consideram o dia da Liberdade. No entanto para mim este dia tem outro significado.

Sei que não tenho muita moral para falar porque não vivi na época do regime, nasci numa altura em que a Liberdade de expressão já estava instituída no nosso País e onde as pessoas já tinham um direito livre ao voto. No entanto oiço, leio, informo-me e como tal tenho a MINHA opinião sobre este dia e os seus propósitos. Continuo a achar que os principais objectivos do 25 de Abril não foram verdadeiramente os interesses do povo nem o direito a Liberdade, e digo isto com conhecimentos familiares, nunca a minha mais próxima foi vitima do regime, isto porque nunca deram aso a que isso acontece-se.

Temos hoje um País mais pobre, com maior desemprego, com mais criminalidade, com mais desrespeito, com menos cidadania, com menos patriotismo, etc... tudo isto trocado pela Liberdade, uma falsa Liberdade pois actualmente a minha Liberdade acaba onde começa a do próximo, hoje não se pode dizer nada na mesma com o medo de irmos parar a barra dos tribunais responder por difamação ou calunia.

Melhoramos desde 1974 até  hoje? Não sei, não sei como se vivia antes deste ano mas sei como vivo actualmente e não gosto! Principalmente quando vejo muitos dos que eram defensores da queda do regime mostrarem-se hoje arrependidos do o ter feito.

Muito se fala que deveria haver outro 25 de Abril para nova mudança no País, só que hoje as coisas já não funcionam como nessa altura e as implicações de uma coisa dessas eram outras, mais não fosse que hoje dependemos de terceiros e na altura não, éramos totalmente independentes e senhores de nós próprios, hoje obedecemos a união Europeia.

A imagem que coloquei retirada da altura tem esse significado, na época não foi preciso o uso de armas e foi uma revolução pacifica, ou seja, era uma situação que a qualquer altura podia acontecer e todos o sabiam e não houve resposta praticamente, hoje, se houvesse uma nova revolução as armas iam ser disparadas, o País ia ficar a saque e as consequências praticas disso ninguém o saberá explicar. Provavelmente íamos parecer um Iraque ou uma Líbia!

Vale a pena pensar nos consequências do 25 de Abril e o que dai adveio e se valeu a pena...

3 comentários:

  1. Anônimo4/25/2011

    Concordo meu caro amigo.Vivemos numa democracia disfarçada.O 25 de Abril foi uma revoluçao dos capitães,nao do povo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/26/2011

    Ola amigo, já sabes qual é a minha opinião sobre isso e concordo cpmpletamente contigo!!! Bjs garndes ;)Jack

    ResponderExcluir
  3. Boas Hugo,
    O problema do 25 de Abril não tem a ver com os propósitos com que foi feito, pois são inegáveis os beneficios que tivemos, outra é o que os politicos fizeram dele á posteriori, e ai é inegável que temos assunto de discussão.
    um abraço

    ResponderExcluir