segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campeonato resolvido!

Ontem no estádio da Luz, casa do S.L.Benfica ficou resolvida a primeira liga Portuguesa. A cinco jornadas do fim, o F.C.Porto precisava apenas da vitória no estádio do directo rival na luta pelo titulo e conseguiu. A vantagem pela margem mínima foi o suficiente para garantir o titulo á muito anunciado.

Independentemente do que se diz e escreve por ai, os títulos não se ganham no jogo x ou y, o campeonato é uma prova de regularidade, que premeia no final quem o é ao longo de toda a época. Este ano, por muito que se tente arranjar desculpas o F.C.Porto foi o mais regular, tanto ou mais que a faltar ainda cinco jornadas já decidiu o campeonato. Como é óbvio de certo que os seus sócios e adeptos estão ainda mais satisfeitos por tê-lo feito na casa do S.L.Benfica, primeiro porque era o campeão em titulo e segundo por no ultimo confronto entre ambos o S.L.Benfica ter saído vencedor, neste caso o jogo tinha sido na invicta.

Falta apenas decidir então quem na próxima época disputará a II Liga e quem irá representar Portugal nas provas da UEFA, que desde já pode-se assegurar que na Champions serão F.C.Porto e S.L.Benfica os representantes. Fica a disputa pelos lugares de acesso a Liga Europa e os candidatos ainda são vários, Sporting C.P., S.C.Braga, Vitória S.C. são os mais bem colocados nessa disputa.

Só tenho pena que na nossa Liga a competitividade seja tão pouca que com 15 pontos em disputa já haja campeão, assim como na época passada também a luta ficou atribuída a dois muito cedo. Continua assim como de há muitos anos para cá a haver duas equipas apenas por época a lutar pelo primeiro lugar do pódio do Futebol Português.

Ontem como Sportinguista que sou fiquei contente pela vitória do F.C.Porto sobre o S.L.Benfica na Luz, sendo então acusado pelos adeptos encarnados de festejar títulos de outros clubes visto que o Sporting não me dá alegrias e que fica mal preferir uma equipa do Norte ao outro grande de Lisboa, minha terra natal, passo por isso a explicar a razão.

Precisamente por ser de Lisboa é que prefiro que ganhem os do Norte em vez do S.L.Benfica, se alguém de Lisboa tem de ganhar que seja o Sporting, não o seu maior rival. Para mim o rival do Sporting é só um, o S.L.Benfica, são as duas maiores potências desportivas nacionais, o Sporting é a maior e seguido pelo Benfica, o Porto vêm atrás, prefiro ver o Porto ultrapassar o Benfica que o Benfica ultrapassar o Sporting. Além disso o Benfica no que toca ao futebol leva grande vantagem em termos de títulos nacionais, se um dia o Sporting conseguir recuperar a sua identidade e conseguir voltar a ser regular em conquistas de campeonatos é preferível que os rivais directos se aproximem para nenhum se distanciar definitivamente. Por fim a ultima razão prende-se com o Anti-Benfiquismo que há em mim, não tenho problemas em assumi-lo e todos sabem disso, são tanto do Sporting como Anti-Benfiquista, é assim que deve ser!

Parabéns ao F.C.Porto pelo titulo conquistado e que o Sporting consiga recuperar o terceiro lugar no campeonato já que não consegue fazer melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário