sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento real ou real casamento?

Hoje não se fala de outra coisa por esse Mundo fora, mas principalmente na Europa. O mais que provável futuro Rei de Inglaterra casou-se!

Hoje em Londres, capital Inglesa, realizou-se o casamento do ano, William e Kate deram o nó perante o olhar atento de todos os presentes assim como de milhares que em suas casas assistiam a cerimonia através das diversas televisões que o acompanhavam. Ao nível do que já havia acontecido aquando do casamento de seu Pai o Príncipe Carlos com Diana, também este casamento foi um acontecimento mediático de altíssimo nível, pelo menos a julgar pela verba gasta no mesmo, qualquer coisa como 23 milhões de euros. E diz-se por ai que a Europa está em crise.

O que eu não entendo é o porquê de tudo isto, vivemos numa sociedade maioritariamente Democrática, com raras as excepções mas em todos os Países onde ainda existe Monarquia ela é Constitucional Parlamentar, que é os casos de Inglaterra, Espanha, Suécia, etc... Ou seja, porquê tanto mediatismo em volta de um casamento de Príncipes se a importância real deles para os Países é nula ou quase nula? Alem do simbolismo que lhes é patente, os Reis actuais pouca influencia tem no panorama politico e social dos Países.

No entanto esquecem-se que nem os tempos são os mesmos, nem os protagonistas e muito menos o que está envolvido. Não estamos no século XVIII ou XIX em que a importância destes eventos ia muito mais alem do simples simbolismo, era o destino dos Países que dependia destes acontecimentos. Hoje em dia é tudo irrelevante...

Não vejo motivo para tanta publicidade a volta deste assunto mas o que é certo é que a tem, muito por causa da história que o antecede, o casamento de Carlos e Diana. Ao que me dá a entender é por ai que está o motivo principal para tudo isto, as comparações entre os dois casais aparecem nas paginas da imprensa e a necessidade de as fazer é enorme, parece que desejam que aconteça o mesmo ao mais recente casal da nobreza Mundial.

Resumindo para mim não passou de um casamento normal entre duas pessoas normais mas onde uma delas tem a "sorte" de ser filho do futuro Rei de Inglaterra, senão for ele próprio o próximo Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário