quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vem ai a ajuda externa!

Depois de muitos impasses e indecisões, eis que ontem o Governo de gestão Português decidiu que será mesmo necessário pedir ajuda externa a fim de saldar a divida pública e acalmar os mercados e os Portugueses. Para já a ajuda virá apenas da União Europeia ao que percebi, e só mais tarde se necessário avança o tão falado FMI.

Não sou economista e não percebo muito destes assuntos, tão pouco posso opinar sobre este tipo de intervenções e quais as suas implicações, sejam elas ao nível Europeu ou Mundial. No entanto oiço muito boa a gente a tecer comentários que é o nosso fim, outros dizem que é o melhor que nos podia acontecer, etc, no entanto só quem já passou por situação semelhante pode dar uma opinião mais concreta sobre este tipo de intervenção.

Pela segunda vez na história Portugal passa por está situação, na altura em 1983 se não estou em erro, a quando da entrada do FMI em Portugal, sei que por exemplo o subsidio de Natal desse ano foi pago em títulos que poderiam ser levantados mais tarde (ao fim de 6 meses), mas sem qualquer tipo de acréscimo ou juros, ao que parece são os funcionários públicos os mais atingidos pelas medidas impostas por estas ajudas externas. De certa forma faz sentido tendo em conta que a maquina do estado é que leva a este tipo de situações e um dos seus maiores encargos é a função pública.

Como já disse não sei se é bom ou não para o nosso Pais estas ajudas no entanto acho que perdemos totalmente a credibilidade e a identidade, sujeitando-nos as vontades de quem nos empresta o dinheiro.

Desde o 25 de Abril que pela segunda vez isto acontece, e acredito que quem lutou por ele não pretendia que isto chegasse a este ponto. Quando me refiro a quem lutou por ele não estou de certo a falar daqueles que mais tarde obtiveram cargos políticos e importantes no nosso Pais, não foram esses que deram a cara mas no entanto foram esses que ficaram com os "tachos" e "tachinhos" que surgiram, e também foi por culpa deles que chegamos a esta situação uma primeira e agora uma segunda vez.

As acções ficam para quem as pratica, mas no entanto não vejo ninguém assumir responsabilidades do que aconteceu e está a acontecer novamente, andando a nossa classe politica a empurrar as culpas para os opositores directos. Não vejo ninguem a ser chamado á Barra dos Tribunais para responder a nada, ao fim de contas é o dinheiro de todos nós que está a ser usado individamente e somos todos nós que vamos ter de pagar por estes erros. Somos roubados e ninguem vai parar atrás das grades!

Temos uma classe politica que desde o 25 de Abril nos tem tirado a identidade e que tornou um Pais respeitado e rico, num Pais pobre, sem identidade e que é chacota por esse mundo fora. 

Passámos de Senhores do Mundo a província Espanhola em menos de meio século!

PS: Afinal é a terceira vez que sofremos este tipo de intervenção. 1ª vez em 77, 2ª em 83 e agora a 3ª!

Nenhum comentário:

Postar um comentário