sábado, 16 de abril de 2011

Fins de semana alterados!

Hoje foi sábado, o primeiro dia do por nós chamado fim de semana, no entanto o meu e o da minha mulher foi passado a trabalhar. Não fomos os únicos e é isso que me leva a abordar este tema.

Sempre se trabalhou ao fim de semana, disso não há duvidas e é um facto, mas o curioso é que actualmente é quase como uma obrigatoriedade em qualquer emprego. Até mesmo na função publica que outrora era alvo dos disparos dos funcionários de empresas privadas com a observação: "Pensas que sou funcionário publico que trabalho de segunda á sexta das 9 ás 17.", hoje também em muitos casos trabalham ao fim de semana.

Nos dias que correm este termo já não faz sentido, o verdadeiro sentido do fim de semana já não existe, podemos estar a trabalhar num domingo e de folga numa quarta, é natural isso acontecer nos dias de hoje. Antes, lembro-me bem disso, ao domingo era extremamente difícil encontrar algo aberto, hoje é quase como procurar uma agulha num palheiro encontrar alguma coisa fechada. (Excluo aqui o comercio tradicional que é o único ramo que continua a cumprir os horários de antigamente)

Esta facto por um lado é positivo porque no caso de necessidade temos sempre onde recorrer independentemente do dia da semana, os únicos que por enquanto ainda estão isentos de trabalhar no fim de semana, são os serviços públicos de atendimento e os bancos, ou seja, a meu ver, os que mais falta fazem para estar abertos...

Senão vejamos, um trabalhador comum que tenha o tal horário de segunda á sexta das 9 as 17 não consegue tratar de alguns assuntos durante a semana, precisando de pedir uma manhã ou tarde ao responsável para ir resolver o dito problema. Esta problema era resolvido se estas entidades estivessem abertos ao fim de semana tal como praticamente todas as empresas do País.

Somos todos Portugueses mas até nisto há diferenças, ou vocês tal como eu não queriam ver os nossos deputados por exemplo a trabalhar no parlamento a um domingo de manhã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário