quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ensinamento partilhado

Há momentos na educação dos nossos filhos que são muito complicados de gerir, por um lado o ensinamento de algo que achamos ser o mais correcto e por outro o facto de sabermos que aquilo vai-lhes custar a ouvir e isso também a nós nos afecta.

Hoje mais uma vez passei por isso, tive de ser o Pai autoritário e educador e não o Pai brincalhão e amigo que normalmente costumo ser. Achei por bem intervir, pode até não ter sido nada que outrora a pequena não tivesse já feito sem não ter atuado mas desta vez achei por bem fazê-lo mesmo que possa ter sido desajustado foi o que achei melhor na altura.

Cada vez que o faço, acabo por sofrer também tal como ela, não lhe bato, não foi assim que fui educado, utilizo mais a correcção verbal e normalmente funciona, se bem que eles rapidamente se esquecem e temos de repetir o sermão passado uns tempos, penso que seja normal e é o que se quer que se faça, corrigir até que um dia lá fiquem os ensinamentos, pelo menos os que achamos que serão o melhor para eles.

A problemática de hoje foi o comer, alias, esse é um dos problemas de todos os pais, uns porque os filhos não comem, outros porque comem de mais, outros porque só comem porcarias, entre outras coisas, no meu caso era a suposta birra sobre o gosto do comer, não "gostava" do que era o jantar.

Tal como nós adultos, por vezes dizemos que não gostamos quando na realidade não é o que se trata, simplesmente não nos agrada ou não é o que nos apetece, foi este último o caso, tantas vezes já comeu aquilo e hoje não gostava...

Intercedi, fiz ver que não se pode desperdiçar, que algures no mundo há crianças como ela que não tem o que comer e que dariam tudo para poder ter o que comer quanto mais que escolher, de forma intempestiva acabei por exagerar, mostrei uma imagem retirada da internet de uma criança que era pele e osso derivado a subnutrição... Ela viu a imagem e chorou com medo que lhe pudesse acontecer o mesmo...

Nesse momento percebi que excedera-me, mas o mal já estava feito e apesar de ter resultado pois comeu tudo, fico revoltado comigo por ter utilizado provavelmente meios agressivos de mais para fazer valer o meu ponto de visto, que possivelmente não seria necessário chegar a tanto.

Tenho a certeza que futuramente ela irá fazer a mesma birra, eles são assim e não há nada a fazer, no entanto também acredito que não será necessário retornar a este método porque eles não se esquecem do que lhes afecta assim tão facilmente e além disso não serie capaz de utilizar novamente algo tão forte para moldar a minha filha.

Em tudo na vida tiramos ilações, aprendemos com os sucessos mas principalmente com os erros, e neste caso ao querer educar, ao querer ser Pai acabei por aprender também, acabei por perceber que mesmo os filhos podem ensinar os pais mesmo que inconscientemente e confirmei que a velha máxima que utilizamos do estamos sempre a aprender aplica-se em qualquer circunstância da vida.


Efésios 6

4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Um comentário:

  1. Anônimo5/07/2015

    Talvez tenhas sido um pouco excessivo, mas aquilo que mostras-te infelizmente é a realidade deste Mundo, e como sabes sempre fui contra a que se transmitisse que a vida é um mar de rosas e que se pode ter tudo.
    Sabendo como ela é inteligente não sei se a birra voltará, sei é que tu tudo farás para que ela nunca tenha privações importantes na vida dela.

    ResponderExcluir