quarta-feira, 27 de maio de 2015

Fifias na Fifa? Os podres estão em cada um de nós e em todo o lado!

E eis que a Fifa, ou melhor, alguns dirigentes da instituição foram indiciados em crimes de corrupção, isto após uma investigação levada a cabo sobre a mesma e depois de rusgas feitas a sede da federação na Suíça. No entanto e até ver o seu Presidente sai para já incólume e sem qualquer indicio sobre ele.

Como seguidor e fã confesso de futebol, o desporto Rei, sempre foi da opinião que imperavam os interesses na Fifa, assim como acredito que aconteça o mesmo ao nível das confederações, federações nacionais e depois associações locais, basta assistir ao que se passa para saber que o desporto é alvo de todo o tipo de jogos paralelos aos que se praticam dentro dos terrenos.

O volume financeiro de que é alvo torna o desporto ainda mais vulnerável a todo este tipo de situações, o facto de sair vencedor trazer milhões aos bolsos de clubes e mais concretamente dirigentes influencia tudo, aumentando a cobiça e a desonestidade a troca de tudo o que possa facilitar, sendo que depois há os que colhem proveitos próprios e colaboram para que os primeiros possam vencer.

No entanto não estão aqui e não são estes o maiores culpados, muito se engana quem acredita que são estes corruptos descarados os maiores culpados pelos podres do desporto mais concretamente o futebol. Os maiores culpados são os que calados pactuam com isso, os que aceitam tudo a veneram tudo o que lhes vendem só pelo prazer da vitória e nem discernimento têm para avaliar o que é justo ou injusto e avaliar que o que provavelmente o que conquistam não é pelo simples facto de serem melhores mas porque há alguém vai beneficiar disso.

Também tenho clube, e sou doente pelo meu clube, e também defendo o meu clube acima dos outros e aceito quem faz o mesmo acerca do seu, o que não percebo nem nunca vou perceber é dualidades de opinião conforme dá jeito e nunca vou perceber como se pode negar o que está a vista, principalmente quando se apoia e aplaude quem a frente de todos têm posturas indignas e incorretas e que baseia discursos em demagogias e inverdades.

Como se pode aplaudir a mentira, a injustiça, festejar o que não foi merecido e não reconhecer que pode ter havido alguém melhor ou simplesmente não se ganhou simplesmente por mérito mas também por factores externos, sejam eles programados ou não.

Não aceito isto no meu clube, aponto o dedo quando não concordo com certas situações e quando não gosto ponho-me de lado, foi assim que aos poucos me fui afastando da "bola", não porque a minha paixão pelo meu clube esmoreceu, mas porque há coisas que dificilmente posso aceitar e pactuar.

Todos os meus "adversários" me acham fanático porque critico o que vou lendo ou vendo que vêm dos clubes deles, mas quando falo do meu não dizem nada, porque? porque salta mais a vista quando falam do que é nosso mas quando falam do que é dos outros passa-nos ao lado. Pois, mas acreditem, falo muito mais do meu e aponto muito mais o dedo ao que mal vai no meu que ao que se passa nos outros, aos outros só aponto o dedo quando "me sinto prejudicado", quando são coisas internas, isso pouco ou nada me diz...

Como tal, olhem para o vosso clube primeiro, avaliem as atitudes e os discursos do vossos dirigentes e tal como fazem com os políticos tirem as vossas conclusões, e depois de tudo isso vão ver duas coisas: 1ª que os políticos e os dirigentes desportivos são muito parecidos e 2ª em cada clube há um pouquinho de Fifa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário