segunda-feira, 18 de maio de 2015

E se te fizerem o teu CV?

Todos sabemos que hoje em dia dificilmente se consegue trabalho sem um bom CV (curriculum vitae), isto é extremamente importante, pois é nele que constam as tuas habilitações, o teu percurso profissional, os teus dados pessoais, de tudo um pouco podes colocar nele.

Quando procuras trabalho sabes de antemão que deves procurar espelhar de forma positiva o que colocas no CV, sabendo que uma má informação pode deitar por terra a oportunidade de emprego que tanto desejas ou que tanto precisas.

As experiências profissionais que possuis são a meu ver, a mais importante informação que consta num CV, pode não o ser em todos os casos, mas é certamente umas das primeiras fontes de pesquisa de quem os analisa, na procura de características e experiências passadas idênticas ao pretendido para a oportunidade em que estão a recrutar.

No entanto, um dos casos onde esta última questão não se coloca é nos casos de quem nunca teve uma ocupação profissional, quem saí da escola secundária ou da faculdade não possui por norma valências profissionais por forma a satisfazer oportunidades de emprego.

Mas da mesma forma que se verifica essas qualidades também aos futuros trabalhadores se dão oportunidades e é aqui onde quero chegar com este post, as empresas que recrutam diretamente das escolas ou universidades deste país.

Normalmente quem o faz são as grandes empresas, empresas sonantes e que habitualmente empregam muitos jovens, não avaliam tanto as competências profissionais, porque na maioria dos casos os "concorrentes" não as possuem, mas avaliam as capacidades estudantis e humanas.

Após os ingressos, estágios e primeiros anos, onde em muitos casos a evolução pode até nem ser muito elevada, para todos os efeitos e dentro do mercado de trabalho no seu CV podem colocar uma empresa de topo, saltando assim vários degraus e colocando-se assim a frente de muitos outros na mesma posição ou até mesmo alguns com anos de experiência a mais.

Acabam por ser estas empresas a fazer os CV's por eles, dão-lhes além de uma oportunidade de emprego quando saem diretos da faculdade um backgroud para o futuro e com uma projecção diferente de quem começa por baixo ou em empresas de menor visibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário