sábado, 16 de maio de 2015

Discussões inconclusivas...

Muitos de nós já tivemos conversas onde defendemos um ponto de vista e do outro lado alguém defende um ponto de vista totalmente diferente do teu. Isto acontece em vários assuntos da nossa vida, entre os quais os que mais são alvo deste tipo de situações são o futebol, a política e a religião.

Normalmente estas conversas acontecem com quem nos é próximo de alguma maneira, familiares,amigos, colegas de trabalho e esporadicamente pessoas que encontramos, mas ai normalmente evitamos porque não temos o a vontade para nos debatermos da mesma forma que quando o fazemos com quem conhecemos bem.

A questão é como conversar ou saber conversar e como e quando parar, é aqui que está o problema e que pode tornar uma simples "discussão" de amigos em desavenças irrecuperáveis ou em situações graves como muitas que se ouvem nas notícias.

Sou uma pessoa com um feitio complicado, opiniões e motivações fortes e que me agarro sempre com unhas e dentes as coisas em que acredito, é difícil fazer mudar-me de opinião, no entanto adoro uma boa discussão, um bom debate e troca de opiniões.

Sou muito expansivo na forma como debato, sou emotivo a falar o que por vezes se confunde com exaltação ou enervamento ou até mesmo agressividade, mas acreditem que não o é, sou um apaixonado pelas coisas que defendo e tento defende-las até as ultimas ou até não ter mais argumentos.

No entanto não sou pessoa de guardar rancores nem ficar chateado e muito menos de deixar que trocas de argumentação me levem a desavenças ou quizilas, nada disso, inclusivamente aceito perfeitamente que me digam um simples: "fica na tua que eu fico na minha" para acabar a conversa, sim, porque pode acontecer fazerem mudar-me de opiniões se tiverem argumentos que eu não consiga rebater, mas enquanto não os arranjarem não terá fim a discussão.

Aceito que mais tarde voltem a falar-me do mesmo, quando houver novos argumentos, até eu gosto de fazer o mesmo, é isto que nos faz crescer também, nós só conseguimos defender "a nossa dama" quando alguém a "ataca" e só conseguimos pensar sobre as coisas e decidir em consciência se alguém nos trouxer motivos de dúvida ou situações que alterem a nossa forma de pensar sobre as coisas.

Por tudo isto, aceitem debater os assuntos, procurem saber um pouco sobre tudo porque não há nada melhor que uma boa conversa ou discussão ou debate ou seja o que for com outra pessoa sobre todos os assuntos, no entanto não cheguem a extremos, evitem zangas e confusões, saibam quando e como parar e se por ventura aconteceu isso com alguém, se tiveram uma situação como esta, conciliem-se com quem não souberam conversar porque não há assunto nenhum que se discuta que valha mais que a amizade ou um familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário