terça-feira, 26 de maio de 2015

E se a direcção das greves fosse outra?

Hoje foi dia de greve de metro, mais uma, a sexta do ano entre as totais ou parciais e sem contar com as inúmeras ameaças de greve que mais tarde seriam desconvocadas, e tal como em todas as outras greves ela passou e amanhã continuará tudo na mesma.

Já aqui falei a uns anos atrás, ainda o blog estava no seu inicio, sobre a opinião que tenho sobre sindicatos e greves, não vale a pena falar muito mais sobre isso porque será bater na mesma tecla, apenas simplificar dizendo que não me parece que seja o método mais correcto de luta assim como não me parece que os métodos dos sindicatos e a sua forma de trabalhar seja a mais adequada nos dias que correm.

No entanto nas greves pode-se tirar boas ilações e aprendizagens que nos permitem refletir sobre a postura que cada um têm na sociedade e de como vive a nossa sociedade principalmente no nosso país. Acabamos por poder fazer destas um excelente objecto de estudo e mesmo sendo elas contraproducentes ficam nas nossas bocas e mentes muitas coisas por dizer e pensar.

Podemos retirar de uma greve que o intelecto humano passa essencialmente por pensar no seu bem e nunca no bem colectivo, um milhar (numero referido por sugestão) de trabalhadores de uma entidade pública conseguem prejudicar cerca de 1 milhão (numero lançado da mesma forma que o anterior). Estamos aqui a falar de 0,0001% das pessoas deste país a afectar 10% das mesmas...

Facilmente se percebe por aqui a capacidade de manipulação de massas que é usada por ditadores ou similares, passa basicamente pelo mesmo ponto que este, ou pela forma como agem os sindicatos, manipular dezenas, centenas ou até mesmo milhares de pessoas por forma a lutarem pelo seu bem a troco dos direitos e bem estar de um todo.

Claro está que não estou aqui a dizer, ou pelo menos não é essa a intenção, que não se deve lutar pelos seus direitos, por aquilo que é justo, por aquilo que são condições básicas ou mínimas de qualidade laboral seja elas monetárias ou não, a questão é fazer disso uma batalha em que não se ganha nada e se prejudica terceiros.

Serei sempre contra qualquer tipo de beneficio, lucro, direito, progressão ou seja o que for por favores em detrimento de terceiros, quem quer crescer deve lutar por isso, mas honestamente e com trabalho, com vangloria pessoal e não com uso de exemplos alheios. Não é meritório na maioria dos casos e é por uso de imagem de outros que pode ou não ser real.

Além disso, muitos lutam por direitos e regalias e reivindicam-no aos patrões mas muitos deles ao mesmo tempo esquecem-se dos deveres, esquecem-se que podem até ser uns privilegiados dentro deste país, esquecem-se que como eles há muitos outros que gostaria de poder falar e não falam, que as lutas deles além de não serem consequentes prejudicam até o próprio patrão a quem fazem exigências, entre outras situações.

Antes de saírem a rua ou fazer uma nova greve, e sei que provavelmente nenhum adepto das greves irá ler isto, vai ao gabinete do teu patrão e pergunta-lhe o que podes fazer para melhorar, o que podem todos fazer para que a firma ou empresa cresça para todos ganharem, o que ele precisa de ajuda para poder-vos ajudar, e além disto, pensa que como tu há muitos mais que precisam de muitos mais do que metade do que tu tens e quando reivindicam não recebem nem um terço do que tu estas a reivindicar e vais receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário