quinta-feira, 31 de março de 2011

Nós Seguranças merecemos respeito!

Toda a minha vida estive ligado a Segurança, antes nas Forças Armadas era essa a minha função principal nas unidades da Força Aérea Portuguesa onde pertencia a Policia Aérea. A formação adquirida na instituição e o desempenho das funções deram-me assim vastos conhecimentos no âmbito da Segurança tanto militar como civil.

Devido a isso, quando decidi sair das Forças Armadas, o objectivo seria inserir-me o mais rapidamente possível no mercado de trabalho civil e nada mais lógico que tentar procurar onde a minha formação teria maior utilidade. Empresas de Segurança Privada era o mais natural devido a essa experiência e também porque era algo que estava habituado a fazer, a adaptação seria mais fácil que noutro tipo de emprego qualquer onde as adaptações são mais complicadas.

Nunca tive intenção de entrar para qualquer ramo da Segurança Pública e continuo a não ter, nem PSP nem GNR ou outras me despertam atenção. Prefiro estar onde estou onde as nossas competências terminam onde as deles começam (simplificando).

De facto estava certo, ainda nem tinha saído da FAP e já tinha sido contactado por três empresas onde tinha concorrido, optei pelo Grupo 8 onde estive 3 meses após a saída das Forças Armadas, surgiu então a oportunidade para concorrer para o Aeroporto de Lisboa pela Prosegur, empresa onde desempenho funções actualmente no dito Aeroporto.

Apesar de haver algumas semelhanças entre o que fiz no passado com o que faço no presente as diferenças são grandes, no entanto as bases são as mesmas. Zelar por pessoas e bens é um dos objectivos, vigiar, controlar, denunciar, etc, varias são as nossas funções. Já o era assim e continua a ser!

No entanto a maioria das pessoas parece não perceber quais as nossas funções e o porquê da nossa existência. Aos olhos de muita gente o Segurança é alguém que não tem capacidade para mais nada e que provavelmente pela escolaridade que tem ou por não saber e conseguir fazer mais nada tem este profissão como escape. É possível que assim seja em alguns casos, mas não é na maioria!

Onde desempenho as minhas funções encontramos todo o tipo de pessoas, por isso o tratamento que nos dão é também ele do mais variado. Desde a pessoa que vê em nós alguém que ali está para ajudar, aos que protestam por estarmos ali só para os controlar ou fazer perder tempo. No entanto ninguém se preocupa em querer saber o porquê da nossa existência e muito menos saber com quem estão a falar quando nos tratam como se de lixo se tratasse.

Não nós julguem pela aparência, nem pensem que nós estamos ali porque não sabemos fazer mais nada, uns estão por opção própria, outros por circunstâncias da vida onde as coisas não correram tão bem em anteriores empregos e muitos há que estão a terminar licenciaturas ou já as terminaram e esperam uma oportunidade na área. Quem sabe um dia algum dos meus colegas licenciados quando tiver a sorte de vir a exercer naquilo para que estudou não vai um dia encontrar alguém que o tratou mal quando este era Vigilante... E depois? Como vai ser? Também vai querer ser bem tratado?

Sei que por vezes podemos parecer arrogantes ou apresentarmo-nos com má cara, mas somos humanos, temos dias menos bons. Não é fácil ir trabalhar com todos os problemas que a vida nós trás diariamente, ainda mais quando a nossa função é lidar com o público. No entanto, assim como nós tentamos acalmar uma pessoa que se dirija a nós com cara de poucos amigos mostrando sempre a nossa disponibilidade para ajudar, também o contrario devia ser feito. Ninguém quer que nos venham dar palmadas nas costas e perguntar se está tudo bem e se precisamos de alguma coisa, basta não ser desagradável e não procurar criar problemas.

Nós sabemos o que fazemos e não adianta discutir connosco, as pessoas devem lembrar-se que nós que ali estamos cumprimos ordens, assim como a PSP faz cumprir a lei, não somos nós que as criamos e as vezes até podemos não concordar com elas, no entanto tem de ser cumpridas. Acreditem que ao facilitar a nossa vida, também estão a facilitar a vossa, é tudo mais simples e o tempo perdido é muito menor.

Só queremos respeito por parte das pessoas, porque também nós respeitamos quem nos procura!

4 comentários:

  1. renato lourenço3/31/2011

    miudo tas em altas muito bom

    ResponderExcluir
  2. Susana Nogueiira4/01/2011

    Muito bom Hugo :)
    Pena é que nem toda a gente leia o que aqui escreveste...

    ResponderExcluir
  3. Mt bem my friend ;)

    ResponderExcluir
  4. Fockstot4/02/2011

    Neste capítulo tás a 5/5.

    ResponderExcluir