quarta-feira, 9 de março de 2011

Desporto não é só Futebol

Sendo eu um confesso aficionado do futebol e tudo o que nele está implicado, não posso no entanto deixar de estar satisfeito pela prestação dos Portugueses Naide Gomes e Francis Obikwelu nos últimos Europeus de Pista coberta em Paris. Uma medalha de Ouro e uma de Prata são um resultado muito positivo tendo em conta o apoio que o Atletismo tem no nosso país.

Mas tudo isto leva-nos a pensar em quais seriam os resultados se o Atletismo fosse o desporto Rei em Portugal. O Futebol que tem esse estatuto não trás resultados deslumbrantes sejam eles ao nível de Selecção, como também ao nível de clubes as coisas não são melhores. Já nas chamadas modalidades amadoras temos alcançado feitos históricos lá fora no geral.

Atletismo, Andebol, Hóquei em Patins, Judo, etc, tem trazido medalhas e títulos para o nosso país e no entanto, no que toca ao desporto, continua a ser o Futebol a fazer as manchetes dos nossos jornais desportivos e a alimentar as noticias na TV.

É injusto ser pouco valorizado o esforço que muitos atletas deste país fazem, do tempo que abdicam das suas vidas, para representarem o nosso país e o seu clube. Eu sou exemplo disso, dou muito mais importância a um jogo amigável da nossa Selecção ou do Sporting que a um titulo numa qualquer modalidade amadora. Não é justo!

Sendo eu adepto do Sporting e sendo o Sporting o clube mais eclético do nosso país e com mais curriculum em termos nacionais, europeus e mundiais do mesmo, numa altura que o Futebol não enche o ego a ninguém, mais motivos tinha para me "agarrar" aos títulos alcançados pelas modalidades amadoras, mas no entanto por gosto pessoal e por ser essa a mentalidade da maioria dos Portugueses, não o faço.

Devíamos dar muito mais valor a todos os que praticam desporto em Portugal e não só aos que praticam Futebol, até porque se formos a ver em termos de títulos e prestigio trazido para o nosso pais e para os nossos clubes, o desporto mais popular em Portugal devia ser o Hóquei em Patins!

Senão vejamos, Portugal no Futebol de Selecções não tem qualquer titulo Mundial ou Europeu, já no Hóquei em Patins tem 20 títulos Europeus e 15 Mundiais. Ao nível de clubes no somatório de todas as competições ganhas em Futebol temos 4 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA e 1 Taça dos Vencedores das Taças. No Hóquei temos 3 Taça dos Clubes Campeões Europeus, 4 Taça CERS (UEFA) e 5 Taças dos Vencedores das Taças.

Nem há comparação possível entre os êxitos de uma modalidade e da outra, até mesmo o Atletismo consegue ter melhores resultados, seja nos Mundiais, Europeus ou Olimpíadas ao nível de Selecção tanto como em clubes.

Em praticamente todas as competições trazemos medalhas e taças, isto sem terem praticamente apoio. Não lhes damos o devido valor! Dezenas de pessoas foram ao Aeroporto da Portela esperar os nossos últimos Campeões dias depois de trazerem duas medalhas, muitas mais pessoas lá foram para esperar a Selecção por ter sido eliminada nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol.

Será mais prestigiante ficarmos entre os 16 melhores do Mundo em Futebol que em 1º nos 60 metros?

Não creio que assim seja, no entanto não quero com este post tirar mérito aos feitos alcançados pelo nosso Futebol, tanto cá dentro como no estrangeiro. Não fosse o melhor treinador, o melhor jogador e o melhor empresário Portugueses considerados também os melhores do Mundo, falo de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes (minha opinião). Já nas outras modalidades não temos títulos individuais, pelo menos que se conheçam. Já tivemos noutros tempos mas na actualidade não os há.

Talvez no dia em que valorizarmos todas as modalidades da mesma forma também os títulos individuais nas modalidades e os colectivos no Futebol apareçam.

Mais dinheiro para as modalidades e mais AMOR á camisola para o Futebol é o que se precisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário