segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santos Populares!

Estamos em altura de Santos Populares, uma das maiores festas tradicionais Portuguesas e uma das poucas que ainda mantém muito da sua essência. Claro está que já não é como antigamente, mas isso não impede que não mantenha e siga grande parte das tradições de outros anos.

Noivas de Santo António, Manjericos, Sardinha Assada, muita bebida, musica popular e as marchas, pontos de referência para esta época festiva. Muitos são os que passam o ano a espera desta altura do ano, mais ainda que outros á espera do Carnaval por exemplo.

Falo mais de Lisboa, pois é por aqui que vivo e conheço melhor essa tradição, mas certo é que por toda a parte se faz algo semelhante mas com menor dimensão que na capital, não deixando no entanto de ser importante para os habitantes das diversas localidades onde se comemoram os Santos.

Nota-se que há sempre uma tentativa de não fugir muito a tradição e cumprir com o que sempre se fez, no entanto e graças ao estado em que vivemos e á vertente mais consumista dos Portugueses, também os Santos Populares se tornaram um grande negocio e uma fonte de rendimento para muita gente.

Claro está que não é por isso que deixam de ser a festa que é, mas deixa de ser uma simples festa feita unicamente para a diversão dos habitantes e visitantes das localidades mas uma forma de alguém ganhar  muito dinheiro com isso.

Há casas de Lisboa que fazem nestes quatro ou cinco dias mais dinheiro que no restante ano, não quero com isto dizer que se aproveitam da situação porque verdade é que muita gente só vai a alguns bairros de Lisboa por esta altura. Mas certo é que provavelmente os preços sobem um bocado durante estes dias.

Será justo acontecer isto? Aproveitarem-se de uma festa que supostamente é uma festa popular e do povo para engrossar a conta bancária? Não sei, mas também não o é as pessoas só se lembrarem de ir a alguns sítios de Lisboa por esta altura. Se calhar se durante todo o ano um Restaurante de Alfama  por exemplo, tivesse muito movimento, talvez já não fosse preciso elevar tanto os preços para em duas noites fazer as casas do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário