quinta-feira, 23 de junho de 2011

Começa o Verão e as férias, não as estraguem!

Começou o Verão e consequentemente as férias de muitos Portugueses. Como tal, e porque o tempo assim o convida, muitos são os que aproveitam além das férias, também os fins-de-semana e folgas para dar um saltinho até as praias do nosso país.

Hoje li uma noticia que dava conta do numero de afogamentos e mortes provocados em crianças e jovens no nosso pais. Cerca de 54 em media por ano é um numero um pouco assustador, ainda mais quando em 17 dos casos há mesmo morte das vitimas.

A porta voz da APSI, (Associação para a Promoção de Segurança Infantil) referiu que no caso das crianças o local onde ocorrem os afogamentos são normalmente as piscinas, já no caso dos jovens, são as praias e os rios. Como é óbvio alerta á atenção dos adultos para estes factos e números.

Sendo eu Pai, este numero faz-me muito impressão. Não posso dizer que não poderei um dia estar sujeito, mas facto é que cabe-nos a nós tentar ao máximo evita-lo. Quase todos nós já assistimos ao desleixo de muitos adultos em relação ás crianças quando estão na praia e piscinas, preferindo estar na toalha a apanhar sol e o tão desejado bronze abdicando, assim de dar a atenção devida aos seus filhos que brincam junto a água, como se as piscinas e o mar fossem locais 100% seguros.

Não se fiem nos nadadores salvadores, nem nos outros, porque eles não estão lá para vigiar só os nossos, mas sim os de todos. Certifiquem-se que não perdem os vossos filhos de vista, sabemos bem o quanto atrevidos eles são e a pouca noção que tem do perigo, ainda mais quando se trata de água. Acredito que na cabeça de muitos deles, principalmente os mais pequenos, que o mar e uma piscina não passam de uma banheira maior e que os pais estão logo ali para qualquer coisa que aconteça.

Todo o cuidado é pouco nestes casos e aproveito para lançar o apelo, vamos todos ajudar a baixar estes números. Não vamos estragar as nossas férias nem as das nossas crianças por uma coisa tão simples de evitar. Protejam os vossos filhos e se for caso disso, os dos outros que são irresponsáveis também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário