quinta-feira, 2 de julho de 2015

Que faça em Alvalade melhor que fez na luz!

Tendo em conta que já é mesmo oficial a ida de Jorge Jesus para o Sporting Clube de Portugal vou finalmente tecer a minha opinião sobre este assunto e vou faze-lo por pontos e no que considero relevante em toda este episódio que marcou para já o inicio da nova época.

1º Jorge Jesus nunca foi e não é por ser agora treinador do Sporting, o meu ideal de treinador, não pela sua competência tactica mas pela sua postura. Acredito que a sua imagem alterou-se por via dos títulos que foi conquistando e pelo crescimento curricular que foi tendo no rival mas o que é certo é que não me identifico até a data com a sua forma de lidar com os média, com os adversários e por vezes com os colaboradores do próprio clube.

2º Independentemente do que disse acima, nunca pus em causa as suas qualidades, alias, sempre disse e reforço que além de Mourinho será provavelmente o melhor treinador Português da actualidade, e sendo Mourinho um alvo impossível este seria a segunda escolha. Confesso que nunca pensei que pudesse acontecer, alias, disse várias vezes que atrás destes dois só mesmo Jardim e Marco Silva e curiosamente ambos foram os últimos técnicos do Sporting. Só para referir que também elogiei Sérgio Conceição e cheguei a pensar que poderia ser ele a integrar o clube com a saída mais que evidente de Marco Silva.

3º Considero que esta contratação é além de ser uma mais valia para o Sporting uma possível baixa de peso para o actual bicampeão. 6 anos do mesmo treinador não são fáceis de ultrapassar, principalmente quando é ganhador e sai para um rival. Neste aspecto, e mesmo considerando que pode não conquistar nada foi uma excelente jogada de mercado, como se de um ponta de lança se tratasse.

4º Muitos foram os números falados sobre o contrato de JJ, sinceramente não acredito que sejam de facto os tais 6 milhões, mas mesmo que sejam, apurando o Sporting para a champ's esta época, JJ consegue por si só pagar-se pelos 3 anos, sendo que há aqui outra vertente, a vertente comercial, tal como quando a contratação de um jogador sonante, também um treinador pode cativar ao crescimento da "militância" e como tal ao aumento das vendas, a ver vamos se não terá sido uma excelente jogada de markting.

5º Em relação a formação e as afirmações que Jorge Jesus não aposta nela. É um facto, JJ no benfica não apostou na formação, provavelmente porque sempre lhe deram o que pediu e sempre viu nos de fora melhor que nos de dentro, basta olhar para a formação do benfica dos últimos 20 anos para perceber quantos vingaram na equipa principal com ou sem JJ, será assim tão estranho que não o tenha feito? Se fosse obrigado a isso, se os da casa tiverem qualidade irá ele contratar ou procurar fora dela?

6º Aos que falam que Marco Silva apostava na formação, tanto rivais como próprios Sportinguistas. Numa época inteira, Marco Silva só apostou num jogador da formação, Tobias Figueiredo, todos os outros subiram com Jardim, e na competição onde supostamente iria faze-lo, taça da liga, também não o fez, utilizou um misto de menos utilizados na equipa A com os mais da B, como tal não vejo aqui diferenças entre o que sai e o que entra.

7º As questões financeiras que tanto se fala, nomeadamente que agora aparece dinheiro de todo o lado e que e dinheiro não se sabe bem de onde o que é certo é que até a data o Sporting gastou menos de metade do benfica e um terço do Porto com a nova época, mesmo trazendo JJ. Claro está que em termos de vendas também será provavelmente o clube que fará menos dinheiro, mas em comparação com épocas anteriores (ultimas duas) o Sporting têm feito sempre mais do que gasta e esta época não parece muito diferente até a data.

Posto tudo o que disse acima, a acrescentando o facto de Jorge Jesus ser ao que tudo indica Sportinguista, e mesmo considerando que pessoalmente não será o maior e melhor dos exemplos, é certamente uma mais valia e uma grande contratação para o Sporting e espera-se que consiga vingar e fazer ainda melhor que fez no nosso maior rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário