sexta-feira, 22 de julho de 2011

Será que fariam o mesmo a Portugal?

Depois da reunião privada entre a líder Alemã e o presidente Francês, e após nova deliberação de todos os líderes da Zona Euro, decidiu-se baixar os juros da divida a todos os países que solicitaram ajuda externa a fim de evitar a bancarrota da Grécia, pais mais afectado pela crise de todos os membros.

Com esta medida Portugal saí beneficiado poupando perto de 676 milhões ao ano só em juros, o que desafoga de que maneira as contas do nosso pais e possivelmente os futuros orçamentos de Estado.

No entanto muitas são as perguntas que surgem com está nova medida de posição dos países mais fortes da Zona Euro, principalmente no que diz respeito ao nosso pais. A mim pessoalmente toda esta história me deixa com diversas duvidas se Portugal não será quase como um patinho feio em toda esta embrulhada que é neste momento a União Europeia mas concretamente quem detém a moeda única como base financeira.

Muitas foram as vozes que advertiram para o facto de Portugal ter sido "tramado" pelas agências de rating de forma a pedir mais cedo que o previsto, e tal vez desnecessariamente, á ajuda do FMI e do Fundo Europeu, havia inclusive quem fosse da opinião, e falo de economistas, que asseguravam que a mesma ajuda poderia ser mesmo dispensável tendo em conta as medidas que o ex-governo Português pretendia implementar para baixar o défice.

Agora e já depois de pedir o apoio internacional, os patrões do Euro decidem tomar esta medida para ajudar a Grécia e com isto ajudar também Portugal e a Irlanda. Agora eu pergunto: Se esta medida tem sido tomada antes Portugal teria tido necessidade de pedir ajuda? Não seria Portugal capaz de ultrapassar esta fase difícil se os parceiros Europeus tivessem baixado os juros da divida anteriormente? Eu acho que sim e tudo indica que sim.

Tudo isto me leva a crer que Portugal acabou por sair prejudicado mais que todos os outros com esta decisão. Não pelo que representa no futuro mas pelo que representa no presente e mais concretamente o que representou no passado. Portugal fui empurrado para um patamar abaixo daquilo que provavelmente seria a sua capacidade real para ultrapassar esta crise, sendo de certa forma obrigado a pedir ajuda. Vamos encher os cofres a alguém e perder mais dinheiro do que provavelmente seria necessário.

Acrescento mais ainda, tenho muitas duvidas, e digo isto a julgar pelo que tenho assistido e com base no que disse anteriormente, que se fosse Portugal a estar no lugar da Grécia, não sei se a medida teria sido esta, afinal de contas se fosse para proteger Portugal que eles tomassem esta medida ela teria sido tomada á uns bons meses atrás.

3 comentários:

  1. Não foi para ajudar nem Portugal, nem a Grécia e nem a Irlanda. Esta medida foi tomada para tentar travar o alastramento da CRISE aos países que são importantes para os alemães e franceses: Espanha e Itália.

    É ridícula esta Europa liderada pela Alemanha e França porque acima de tudo mostra muita fragilidade e pouca união, o que contribuiu para a redução da sua importância global.

    Mas Portugal também é culpado, não soube canalisar os fundos para o desenvolvimento do país e os sucessivos governos optaram pelos votos em vez de medidas que apesar de impopulares eram estritamente necessárias (por exemplo diminuição do peso da função pública) e venda de sectores que poderiam ser importantes (agricultura e pescas).

    Agora estamos ao sabor da Alemanha e França e resta-nos ter esperança.

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpa. No meu comentário anterior parece que concordo com a venda da agricultura e pescas de Portugal mas defendo exactamente o contrário. A venda da agricultura e pescas foi uma medida popular (permitiu o encaixe de muito dinheiro, o que levou a que durante muitos anos houvesse muita gente satisfeita)mas extremamente nefasta para Portugal - foi o fim de dois sectores estratégicos do País.

    Ou seja, para mim estes sectores nunca deviam ter sido vendidos mas o Senhor Cavaco, no alto da sua sabedoria, acha que nunca se engana, sendo para mim um dos piores 1ºs ministros de sempre do país.

    ResponderExcluir
  3. Metra;

    Antes demais obrigado pela participação no blog e espero que continue a seguir o que por aqui partilho.

    Concordo com praticamente tudo o que escreveu, de facto é importante para os colossos Europeus evitar o alastramento da crise a outros países, mais ainda quando se trata de Espanha e Italia que são sempre parceiros estretegicos de Alemães e Franceses.

    Mas onde eu quis chegar com o post foi no sentido de questionar se estas medidas tomadas em outra altura não teriam sido mais beneficas para Portugal que sendo executadas agora.

    Fica tambem posta a prova a fragilidade negocial do nosso pais nas estancias Europeias, não temos poder nem atitude nenhuma que nos salvaguarde de situações como estas e estamos e vamos sempre continuar a estar ao sabor do que os colossos Europeus decidem.

    ResponderExcluir