segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nobre só de nome!

Tal como eu tinha referido numa crónica anterior, Fernando Nobre renunciou ao cargo de deputado para o qual tinha sido eleito pelas listas do PSD para Lisboa. Alias era o cabeça de lista pela capital e uma das caras sonantes da campanha de Passos Coelho nas eleições legislativas.

Como foi do conhecimento geral, a posição oferecida pelo actual primeiro-ministro ao Presidente da AMI era o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia da República, mas após o chumbo do seu nome pelos novos membros do parlamento, Nobre teve de se resignar e contentar-se com o lugar de deputado.

Na altura dessa eleição pus em causa a continuidade de Fernando Nobre no parlamento, não foi para isso que ele encabeçou as listas por Lisboa, foi com a única e exclusiva intenção de ser o numero dois do Estado. De facto assim é, depois da derrota nas Presidênciais e da derrota na eleição para esse cargo, Fernando Nobre prescinde do cargo de deputado.

Quando apareceu inicialmente na vida politica, Nobre colou-se a esquerda, mais propriamente ao BE, mais tarde, concorreu ás Presidênciais como independente nas quais até obteve um resultado interessante. Agora para as legislativas, colou-se a direita simplesmente com o objectivo de ter um lugar de protagonismo que muitos afirmaram não estar a altura.

Fernando Nobre provou mais uma vez que não nasceu para a politica e começo a pôr em causa até as suas qualidades como pessoa, parece que a sede de protagonismo é o que o faz mover diariamente. Primeiro entristeceu quem acreditava nele enquanto se mantinha afastado de politiquice, depois desapontou quem votou nele nas ultimas eleições para chefe de estado ao colar-se a um partido e agora voltou a desapontar quem votou nele para ser o numero um por Lisboa no parlamento. Já começa portanto a ser um habito na vida deste médico.

Sempre disse que ele devia dedicar-se unicamente a medicina e a ajuda humanitária mas neste momento e com esta ultima decisão pessoal que tomou, que em nada me surpreendeu, começo a achar que a Nobreza de Fernando é só mesmo de nome e que deve portanto reformar-se e dedicar-se a outro tipo de coisas próprias da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário