domingo, 17 de julho de 2011

O bom negocio.

O Senhor na imagem acima é nada mais nada menos que Kalus Regling, actual Presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), um dos homens fortes do panorama Económico Europeu e importante nas decisões que dizem respeito as dividas e ajudas financeiras referentes aos países da zona Euro.

Hoje Kalus Regling fez declarações importantes a meu ver sobre a situação Portuguesa no que á ajuda externa diz respeito. Afirmou que para a Alemanha, actual testa de ferro Portuguesa e Irlandesa para que houve empréstimo a ambos os países, o negocio tem sido positivo. Têm lucrado com esta ajuda graças aos juros pagos por ambos os países.

Já varias vezes aqui referi que de economia percebo pouco ou quase nada, no entanto leio e oiço o que por ai se diz e isto pode ser encarado como boas noticias. Portugal está a cumprir os pressupostos da ajuda que nos foi dada e isso é um sinal positivo. Digo isto porquê caso estivesse a acontecer o contrario por certo estaríamos numa situação muito mais complicada.

Agora o que me deixa expectante é o facto de Portugal ter intenções de implementar mais medidas de austeridade que não estavam previstas pela Troika. Se estamos no bom caminho só com o que foi imposto por eles porquê mais austeridade?

Duas respostas me vem a cabeça: Primeira hipótese é haver uma derrapagem de números não esperada pelo actual Governo e que implica essas medidas para cumprir para com os objectivos. A segunda hipóteses seria Portugal querer acelerar o processo de forma a livrar-se mais rapidamente da dependência Europeia para liquidação da divida.

Provavelmente a primeira opção será a mais viável, se bem que preferia que fosse o segundo caso referido por mim o verdadeiro motivo para estas novas medidas. A ver vamos o que ai vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário