quarta-feira, 6 de julho de 2011

Portugal transparente em Europa disfarçada.

Todos os dias surgem novos desenvolvimentos em relação aos problemas que Portugal atravessa em relação á sua divida. Ultimo caso disso foi o corte das agências de rating passando a considerar como "lixo" a divida Portuguesa.

Nada disto nos é novo, e provas disso é o facto do nosso novo governo pedir mais um sacrifício aos Portugueses, mais medidas de austeridade que vão criar ainda mais dificuldades, sempre com a justificação que é para o bem de todos e que no futuro os frutos vão ser colhidos.

Mas o que me leva a escrever estas linhas nem tanto diz respeito a Portugal, ou melhor, diz mas de uma outra visão. Esta semana, se calhar até passou ao lado dos mais desatentos, surgiram noticias que davam conta de cortes e medidas de austeridade em Espanha e Itália, afinal de contas não estão tão bem como parecem.

Após as crises Grega, Irlandesa e por ultimo Portuguesa, mais países atravessam períodos negros ao nível económico-financeiro. O Reino Unido por exemplo ainda á coisa de dois anos andou sobre a corda bamba e não mais se ouviu falar disso. Espanha e Itália também foram exemplo disso, no entanto encobre-se os problemas e como por exemplo os 20% de desempregados aqui do pais vizinho.

Afinal de contas quem anda a passar mal e quem precisa do dinheiro do fundo comunitário? Será só Portugal? Não estará toda a Europa dos 27 mergulhada num caos provocado pela fartura que houve no seu inicio ou não terá sido mau para todos o alargamento da Europa dos 12 aos 27?

Caso se confirme a saída da Grécia da União Europeia e a consequente mudança da moeda de Euro para Dracma, desconfio que mais se seguirão, se não for pelo próprio pé será por formas de empurrões diplomáticos ou não.

Continua a ser a Alemanha o sustento deste falsa Europa unida, que mais tarde ou mais cedo irá ruir. Veremos é os moldes em que isso irá acontecer, se pela via diplomática se por meios um pouco menos ortodoxos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário