sábado, 13 de junho de 2015

Dia de Santo António ou dia do Só António????

Hoje comemora-se em Lisboa o feriado de Santo António, santo padroeiro da cidade da capital Portuguesa altura que é conhecida por variados eventos como os santos populares, as marchas, as noivas de Santo António entre outros.

Nesta altura do ano, além deste temos entre outros os conhecidos São Pedro e São João, que é o que padroeiro da cidade invicta, o Porto, no entanto muitos outros santos há e cada qual com o seu dia associado e com a sua festarola e comemoração.

Praticamente todos os santos só o são por definição da Igreja católica, foram canonizados na sua grande maioria por milagres feitos sobre os homens e mulheres durante as suas estadias na terra, actos reconhecidos pela própria Igreja e que por intitulação desta passaram a ser idolatrados por milhares senão milhões de seguidores.

O engraçado disto tudo é simplesmente o facto de esta atribuição "divina" ser feita por parte de uma Igreja que segue o Cristianismo e onde nas suas escrituras diz para não se cair no erro de veneração de estatuetas e outros deuses pois só existe um Deus!

Nunca vou compreender estes seguidismos baseados no que é dito ou ouvido sem pelo menos haver a preocupação de questionar o que se está a ouvir e acreditando sempre no que alguém diz, nem sequer pondo uma vírgula em causa quando sabemos nós tão bem que o homem é o ser com maior capacidade de adulteração e imaginação com pretextos maliciosos.

Sei que levanto aqui um tema polêmico mas como sempre nunca deixarei de dar a minha opinião sobre tudo o que me causa impressão. Como normalmente baseio o que digo ou escrevo com factos nada melhor que comprovar o que digo retirando alguns versículos da Bíblia para que se pense melhor quando se apregoa determinadas coisas, no entanto não quero com isto influenciar ninguém, cada um acredita no que quiser e bem entender.

"Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.
Isaías 45:20

 "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:3-4

 "Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não colo­quem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 26:1

 Se todos os que se dizem Cristãos tivessem um pouco mais de curiosidade em ler de facto o que diz nas escrituras e seguissem a 100% o que nelas diz talvez muitos dos males da humanidade que se dizem iniciados pela religião pudessem ter sido evitados, não quero com isto dizer que este caso concreto da idolatria provoque isto, mas é só um exemplo do não cumprimento das escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário