terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A nossa musica lá fora.

Estava a passar um anuncio de um festival de musica rock Portuguesa na TV e dei por mim a pensar no porquê das nossas bandas e músicos Portugueses não terem êxito lá fora como os de fora tem êxito cá.

Salvo a excepção dos Madredeus e Monspell aos quais é atribuída uma visibilidade mundial, só mesmo os chamados cantores "pimbas" conseguem encher pavilhões no estrangeiro e mesmo estes limitam-se a ter na assistência os nosso emigrantes que habitam nos países por eles visitados, dai que só se oiça falar de concertos na Europa mais concretamente em França, Suíça ou Luxemburgo.

Qual é a razão para isto acontecer? Porque é que bandas como os GNR, Xutos e Pontapes, UHF, Rui Veloso, Luís Represas, etc não conseguem susseso lá fora sem ser nas nossas comunidades de emigrantes?

A meu ver tudo passa pela língua. A língua Portuguesa não é compreendida e como tal não é bem aceite, é mais fácil um habitante da Noruega quer ouvir os nossos vizinhos Espanhóis que a nós Portugueses e isso também tem a ver com a grandeza e publicidade feita pelos diversos países. Defender ao máximo o que é nosso e nos pertence e assim seremos conquistadores lá fora também.

Os casos isolados dos Madredeus e Monspell não passam disso mesmo, casos isolados e a explicação é óbvia, Monspell cantam em Inglês e um estilo musical virado para o chamado "pessoal da pesada", os Madredeus tem o seu estilo muito próprio que encanta, em que a língua Portuguesa acaba por passar despercebida, ninguém se importa de não perceber nada do que a Teresa Salgueiro diz mas sim ouvir a potencia da sua voz.

Temos boa musica cá e não a valorizamos, se mudarmos esta nossa atitude talvez as portas do estrangeiro se abram a muitas mais bandas nacionais.

2 comentários:

  1. Boas Amigo,

    Gostei do teu blog, relativamente ao teu post, tudo isso tem a ver, com a aposta, que as majors fazem nas bandas Portuguesas, para se promover, uma banda no estrangeiro, há que investir fortemente no marketing e isso as editoras em Portugal não apostam por não terem garantia de retorno.O Problema da lingua é um facto, a Mariza e os Madredeus tinham essa aposta, porque a musica era o principal não a mensagem e portanto mais fácil de se impor no estrangeiro.

    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela tua participação neste espaço.

    Sim é um facto que o apoio das editoras é fundamental para esse exito, daí eu afirmar que temos de apoiar o que é nosso e arriscar.

    Abraço

    ResponderExcluir