sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O mundo no Aeroporto de Lisboa!

Passados pouco mais de seis meses desde que fui trabalhar para o Aeroporto de Lisboa, a ideia que tinha antes de iniciar mais esta aventura profissional confirmou-se. Trabalhar neste local é mesmo diferente de trabalhar noutro local qualquer. Há todo um ambiente e uma envolvência que não é possível de encontrar noutro lugar e a mistura de culturas é notória em todos os locais.

Muito se fala de qual será o sitio do nosso Portugal mais visitado pelos turistas e até mesmo pelos Portugueses e a resposta a isto é muito simples: É o Aeroporto de Lisboa!

Os que vem de fora aterram ali para nós visitar e nós dali saímos para os visitar a eles, há até mesmo aqueles que só vem ao Aeroporto e voltam para trás, ou seja, só vieram mesmo ver o Aeroporto.

Vê-se de todo o tipo de gentes e culturas e também ali se pode tirar algumas conclusões sobre quem nos visita. Os mais complicados de lidar são sem duvida os latinos, Portugueses, Espanhóis e Italianos não são fáceis. Os mais cordeais penso que são os Nórdicos e Britânicos, talvez pela evolução cultural encarem sempre as coisas com naturalidade e isso faz-se notar. Os mais descontraídos provavelmente serão os da Europa Central e Américas, mais liberais e extrovertidos facilitam imenso a comunicação e acatam sem problemas as disposições que são apresentadas. Os Africanos e os Asiáticos acabam por-se mostrar algo nervosos com excepção dos Chineses e Japoneses que agem de forma despachada e natural.

Acho que vê-se nas pessoas o espelho do país de onde vêem e por ai podemos imaginar o que iremos encontrar caso seja a ideia ir para fora. Não há povos iguais mas há valores parecidos e as pessoas fazem-nos transparecer quando se deslocam ao estrangeiro. Todos merecem o mesmo respeito e a mesma forma de tratamento mas uma coisa é certa, custa menos mostrar um sorriso a quem nos trata bem que o contrario.

Um comentário:

  1. Concordo com a tua visão do que é trabalhar no aeroporto.

    Abraço

    ResponderExcluir