segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Serviço Nacional de Saúde visto por mim.

Como todos sabemos o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é lá muito bem visto em Portugal, será isso verdade? Para mim tem alguma razão. E qual o motivo para isso acontecer, de quem é a responsabilidade? Para mim a resposta é: Nossa!

A culpa é de todos nós...

Digo isto e passo a explicar porquê. Este ano e no ano transacto por varias vezes fui utilizador de diversos centros de saúde e hospitais da região de Lisboa, fosse por causa da minha filha, mulher ou até de mim próprio a verdade é que varias foram as horas passadas em salas de espera.

A analise que posso fazer é que temos condições físicas e quando digo isto refiro-me as instalações e equipamentos para que o serviço prestado seja de qualidade ou pelo menos muito positivo, no entanto os meios humanos é que a meu ver deixam muito a desejar.

Na maioria dos casos as pessoas que trabalham nestes espaços são mal educadas e pouco profissionais e por vezes excedem as suas competências. Entra auxiliares, enfermeiros e médicos os médicos ainda conseguem ser os mais profissionais e mais atenciosos de todos sendo que os auxiliares se calhar por serem os que ganham pior, pode ser um motivo, os andam sempre de mal com a vida.

A falta de profissionalismo e a má educação é gritante e testam a paciência das pessoas ao máximo, no entanto quando pressionados resolvem logo os problemas sem hesitar, provavelmente com medo que salte a tampa aos utentes que por estarem doentes não tem paciência para certas coisas.

Como é possível estarmos numa fila de espera para ser atendidos e vermos as senhoras dos "guichés" na conversa sobre o jantar da véspera ou o programa de TV da noite anterior??? Não é possível, e para quem vai sobrar a raiva que isso provoca no utente? Para o medico que nem sabe o porquê da exaltação do seu paciente...
Mas antes do medico passamos pela triagem onde nos põem fitas as cores como se estivessemos numa festa e fosse a marca para poder voltar a entrar caso formos a rua fumar um cigarro. Faz algum sentido isto? É para saber as prioridades? Para quê se o medico que nos vai chamar não vai ver fita nenhuma e isso nem lhe interessa, a não ser que seja para a pessoa do lado na sala de espera ver e dizer: " A minha é amarela e a tua é verde, toma toma sou primeiro..."

E já agora expliquem-me o porquê de ser um enfermeiro a fazer a triagem? Para fazer perguntas e tirar a febre e depois olhar para uma tabela de nível de dor qualquer pessoa sabe fazer, desperdiça-se enfermeiros com esta função que podiam estar a dar assistência aos médicos.

Somos chamados após a triagem pelo medico, horas depois de ter estado na sala de espera somos atendidos em 5 minutos! Faz sentido isto? Não creio!

E agora volto á questão inicial, de quem é a culpa do SNS estar mal? Para mim como já disse acho que é Nossa, das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário