quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Adeptos vs PSP

Muito se tem falado sobre os acontecimentos na bancada no ultimo Derby entre Sporting e benfica, os confrontos entre os adeptos do Sporting e a Policia na bancada sul do estádio de Alvalade.
Muita especulação tem sido feita pelos media e não só, mas qual será a verdadeira versão da historia? Só quem lá esteve o poderá dizer e mesmo nesse caso as versões serão muitas consoante quem as conte.
Os adeptos dirão que a culpa é da PSP, e a PSP dirá que só agiu para fazer prevalecer a ordem que é para o que lá está.

No entanto e como já lá andei durante alguns ano do lado dos adeptos, posso dizer que a PSP tem tendência em exagerar no tratamento das situações e descarrega por vezes nas "claques" as frustrações do seu dia a dia.

Os adeptos de futebol não tem culpa que eles não possam actuar convenientemente na sociedade, não possam usar a força como desejam sem que com isso estejam a infringir as regras que lhes são impostas na legislação. No entanto se não o podem fazer na sociedade podem nos estádios? Não me parece!
Será o lançamento de petardos, potes de fumo ou tochas ( chamada de atenção para a definição, TOCHAS NÃO SÃO VERY-LIGHT'S COMO OS NOSSOS MEDIA LHES COSTUMAM CHAMAR E QUE FOI USADO NO JAMOR AQUANDO DA MORTE DO ADEPTO DO SPORTING, OS VERY-LIGHT'S SÃO USADOS COM USO DE UMA PISTOLA E SERVEM PARA SINALIZAR E PARA PEDIDOS DE AJUDA DE EMBARCAÇÕES NO ALTO MAR, NÃO PARA SE USAR NOS ESTÁDIOS) o suficiente para uma intervenção policial desmedida? Acho que não!

Os adeptos provocam? Também é verdade, mas a PSP e outras forças de segurança deviam estar preparadas para isso, ou eu vou andar a bater em todas as pessoas que me ofendem?

Não há culpados, nem inocentes mas há responsabilidades que tem de ser atribuídas a alguém.
Há imagens de uma arma Tazer na mão apontada a um adepto do Sporting, isso é inadmissível, segundo a legislação Portuguesa o uso da força é permitido no mesmo grau que a ameaça, e não acredito que algum adepto tivesse uma arma deste tipo em seu poder, nem deste nem de outro, e no caso de haver a responsabilidade é da PSP por o ter permitido entrar com este tipo de armas.

Há que haver maior tolerância por parte da PSP dentro dos estádios e perceberem que os nervos estão a flor da pele nos adeptos, ainda mais num Derby, por outro lado os adeptos não devem virar os suas atenções na policia mas sim na equipa que apoiam ou até mesmo na outra.

Seja como for, não critico quem se defenda seja ele adepto ou policia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário