sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Empresas Portuguesas longe do Top.

Muito se tem falado da crise Mundial. Os problemas financeiros que os países atravessam, influenciam e de que maneira os mercados e isso faz-se notar em todos as vertentes da nossa sociedade. Claro está que nuns serviços mais que em outros e nuns países mais que outros.

Hoje dei conta de uma analise levada a cabo pela Brand-Finance, uma consultora que avalia o valor das marcas, tendo nesta avaliação vários critérios entre os quais o próprio valor da empresa, são coisas distintas já que uma coisa é o valor financeiro real que cada empresa têm e outra é aquilo que as marcas são e representam em termos económicos, isto pelo que me foi dado a entender.

Vejamos o exemplo: Na lista divulgada que vou expor aqui a General Eletronic é considerada a empresa mais abastada em termos financeiros, no entanto a Marca só por si aparece no 7º lugar, ou seja, apesar do dinheiro que possui em termos de marcado é uma marca menos actrativa que por exemplo a Google que surge em 1º. Penso que é esta a explicação para este fenómeno.

Nesta listagens conseguimos de certa forma perceber o porquê de Portugal estar como está, não há marcas Portuguesas nos primeiros 100 lugares, e pelo que consegui descobrir a primeira colocada no ranking Português, a EDP, surge apenas no 280º lugar do ranking Mundial, na altura seguida na 281 posição pelo Facebook.

O fraco poderio económico Português deve ser um dos motivos para que isto aconteça, além do próprio incentivo que fazemos ao consumo do que é estrangeiro. Não somos muito adeptos do que é nosso, a não ser no que somos obrigados a ser, neste caso a EDP que era até a bem pouco tempo líder e única empresa no mercado Nacional de energia eléctrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário