quinta-feira, 30 de abril de 2015

Oportunidades...

Na nossa vida nada acontece por acaso, na minha opinião e baseando a mesma na minha vivência acredito que tudo têm um sentido, tudo têm um propósito e tudo terá um destino, que a nossa passagem esta delineada e que cabe-nos a nós procurar identificar para onde vamos e como o iremos fazer.

No entanto, durante todo este trajecto, muito do mesmo é feito com base nas nossas escolhas, as nossas decisões diárias determinam se a nossa caminhada é serena ou penosa, e como tal as oportunidades que surgem a nossa frente, mediante a nossa capacidade de avaliação e de aproveitamento serão o que irá influenciar tudo em diante.

Acredito que não devemos agarrar todas as oportunidades que nos surgem, nem sempre o que parece o melhor o é e nem sempre o caminho mais fácil é o mais indicado e o que irá tornar a nossa vida um mar de rosas.

Devemos considerar todas as possibilidades, devemos apoiar as nossas decisões com base não só no que vivemos anteriormente assim como avaliando tudo o que virá em diante, penso que devemos recolher opiniões, de quem já passou por igual, de quem nunca passou, de quem nos é próximo e até quem sabe de quem nos é mais distante mas que possa ter conhecimento de causa.

Em ultimo caso, e mesmo que não mudemos a nossa opinião, que o que decidimos é o que inicialmente pensamos, pelo menos ouvimos mais alguém por a forma a vincar ou não as nossas decisões. Pois quem esta a distância por vezes consegue olhar para os problemas de uma forma mais realista e mais isenta que quem passa por eles.

Muitas das oportunidades que me apareceram ao longa da vida geraram problemas e dor passado uns tempos, certo é que isso também teve o seu lado positivo, ensina-nos da pior maneira a seguir em frente, a lutar por melhor e a não repetir os mesmos erros, no entanto também já experimentei o oposto, onde a minha decisão apesar de parecer a menos viável e mais complicado gerou sucesso e dividendos, e como tal aquilo que parecia um erro acabou por ser o melhor.

Posto tudo isto, quando surgir uma grande oportunidade, pondera, não o tomes como garantido nem como o mais acertado, avalia todas as condições e se poderes e quiseres pede opinião, mais não seja para fundamentar a tua escolha. Depois de escolheres, quando decidires que essa é a oportunidade correcta, a que vai influenciar positivamente a tua vida, ai não há muito mais a fazer senão confiar, agarrar com unhas e dentes e meter toda a fé que tu tens nessa tua decisão.

Provérbios 28.26

Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário