sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Começa hoje!

Começa hoje mais uma Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Como em todos os inícios de temporada as expectativas dos adeptos são altas, o desejo de ver as caras novas dos seus clubes em acção, mas em jogos de carácter oficial, é enorme. Claro está que já os vimos durante a pré-época mas não é certamente a mesma coisa, quando começa a doer é que se vê mais aproximadamente o real valor da equipa.

Como todos os anos, no inicio de época os candidatos ao titulo são os mesmos, Porto, Benfica e Sporting serão certamente os que irão lutar pela conquista da Liga deste ano. O Porto parte em vantagem, não só por ser o actual Campeão mas também porque conseguiu manter todos os jogadores da equipa base da época passada, reforçando-se apenas.

O Benfica segue-se com algumas caras novas, a meu ver ainda na tentativa de encontrar jogadores para fazer esquecer Coentrão, D. Luiz, Ramirez e Di Maria que tanta importância tiveram no titulo de á dois anos. No entanto considero que se reforçou bem e que está mais próximo do Porto em termos competitivos, no entanto precisa de mais tempo para que os novos e os antigos jogadores ganhem um maior entrosamento.

O Sporting a meu ver têm mais uma época de fogo, depois de dois anos desastrosos espera-se melhorias significativas na equipa e no futebol praticado. Foi dos três grandes o que mais modificações fez, mudou a estrutura Directiva, mudou de equipa técnica e revolucionou todo o seu plantel. !4 caras novas que o novo técnico tem a sua disposição. Acredito que em termos qualitativos o plantel está mais forte, no entanto precisa de mais tempo que os outros para se entrosar e ganhar mais consistência competitiva, tempo esse que pode não ter. No entanto considero que se nos primeiros 5 jogos da Liga o Sporting conseguir um pleno ou perto disso, estará ai sim em condições de lutar pelo titulo de campeão.

Não vejo capacidade em mais nenhuma equipa de se aproximar esta época dos três grandes, no entanto acho que podem ser fundamentais na luta do titulo pelos pontos que poderão tirar aos candidatos. Braga, Guimarães, Paços, Nacional e Maritimo são a meu ver os candidatos aos lugares Europeus e com essa luta podem ajudar a equilibrar também a luta do titulo.

Espera-se acima de tudo uma Liga mais competitiva que nos dois últimos anos e onde a discussão que eu penso que será a três dure até perto do fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário