sexta-feira, 29 de abril de 2011

Real Madrid e Barcelona aos meus olhos!

Esta semana houve mais um confronto entre os dois colossos do futebol Mundial, Real Madrid de Mourinho e Ronaldo contra o Barcelona de Guardiola e Messi. Foi o quarto confronto entre as duas equipas esta época e a faltar um ultimo confronto o Barcelona leva vantagem por uma vitoria. Duas vitorias para o Barcelona, um empate e uma vitoria para o Real Madrid.

Ao fim de quatro jogos estalou então a polémica que já ameaçava rebentar a algum tempo. Depois da goleada do primeiro confronto em que ai o Barcelona foi sem sombra de duvidas superior, José Mourinho conseguiu elaborar uma formula para conseguir suster o futebol da equipa catalã, e jogando em contra-ataque procurar através do erro chegar á vitoria. Foi assim que conseguiu a igualdade no segundo jogo da época em Madrid e foi assim que conseguiu vencer a Taça do Rei em Valência.

Mourinho percebeu nessa goleada que a jogar de forma constante ao ataque cria espaços que são letais, e apesar de ter actualmente uma equipa mais evoluída tecnicamente do que tinha quando defrontou o Barcelona com o Chelsea e Inter teve de adaptar a forma de jogar do Real a que utilizou nessas duas vezes em que conseguiu dar boa replica contra o super-Barça como muitos lhe chamam.

Eis que ao quarto encontro, o terceiro que joga com o sistema mais defensivo, Mourinho volta a sair derrotado e assim ficar com a eliminação da Champions praticamente garantida. No entanto o que ditou a superioridade do Barcelona foi simplesmente a superioridade numérica imposta pelo arbitro aquando da expulsão de Pepe. Até então o Barcelona apesar do domínio em termos de posse de bola, fazia-a de forma inconsequente. Em qualquer dos três jogos após a goleada de Barcelona por 5-0 o Barcelona só foi superior em termos de posse de bola porque em oportunidades flagrantes de golo o Real não ficou em nada atrás.

Não vejo diferenças entre um Barcelona de futebol pastelão ( passam mais de metade do tempo que tem a bola nos pés a passar para o lado e para trás ) e um Real de futebol defensivo, e quando se fala no Real defensivo temos que analisar toda a época e tirando os jogos contra o Barcelona o Real contra todos os outros foi ofensivo o suficiente, prova disso foi o recente resultado em Valência, vitoria por 6-3!

Ainda haverá um quinto jogo e o ultimo da época entre ambas as equipas, ai vai-se ver mais uma vez como se vão sair as equipas, mas seja qual for o resultado uma coisa já é certa, o Real já parte em clara desvantagem, tanto pelo resultado de Madrid como pelas ausências de jogadores importantes como são os casos de Pepe e S. Ramos, acrescentando ainda a ausência de Mourinho no banco.

Muito se tem falado do comportamento incorrecto dos jogadores Madrilenos e do seu treinador, inclusivamente jogadores catalães apelidam os jogadores do Real de assassinos por causa das faltas que fazem ( como por exemplo a de Pepe no ultimo jogo que já ficou provado por imagens televisivas que nem tocou em Dani Alves), etc... Os então patrocinados pela UNICEF são um exemplo a seguir por tudo e todos, o estilo de jogo que pratica é um hino ao futebol, e são sem duvidas uma super equipa ( principalmente quando desde o primeiro minuto de praticamente todos os jogos andam atrás dos árbitros a procura de cartões para os adversários ). No entanto não vejo muita gente falar que em todos os bate-bocas que houve está época entre Real e Barça todos tiveram inicio em declarações de jogadores do clube catalão, Valdes, Piquet, próprio Guardiola e até mesmo o seu presidente lançaram farpas em direcção do Mourinho e da sua equipa, no entanto por parte da equipa Madrilena só Mourinho falou em todas as situações com excepção deste ultimo jogo em que muitos jogadores Madrilenos decidiram falar mas sempre sobre o jogo e sobre a arbitragem, nunca sobre os jogadores do Barça, excepção feita a Ronaldo que teceu comentários sobre a exibição de Messi quando interrogado sobre isso.

Por falar em Messi que todos dizem ser um exemplo que humildade, que o próprio Ronaldo devia por os olhos nele, etc... Nunca vi o Ronaldo fazer o que o Messi fez em Madrid, pontapear uma bola contra os adeptos adversários de forma voluntária e virar-se a rir, fazendo depois uma cara de quem não fez propositadamente quando viu o arbitro olhar para ele (há vídeos disto no YouTube, não é invenção minha ), e agora no ultimo encontro após uma falta sofrida respondeu dando uma cotovelada nas pernas de S. Ramos quando este passava por ele. É um santo dentro do campo este fenómeno Argentino! Para mim o melhor do Mundo no um para um e em lances individuais.

Resumindo na minha opinião não vejo grande diferença entre as duas equipas, são as duas excelentes com excelentes jogadores e treinadores, capazes de nos proporcionar excelentes jogos de futebol seja entre elas ou contra outros adversários.

PS: há um factor que poderá determinar a suposta superioridade do Barcelona sobre o Real Madrid, este Barcelona já joga junto a alguns anos e tem um estilo de jogo próprio que já vem de há muito anos para cá, já o Real Madrid não tem esses factores, de ano para ano muda de treinador e de jogadores. Alem disto a idade e experiência também conta e nisso o Barcelona também leva vantagem.

Casamento real ou real casamento?

Hoje não se fala de outra coisa por esse Mundo fora, mas principalmente na Europa. O mais que provável futuro Rei de Inglaterra casou-se!

Hoje em Londres, capital Inglesa, realizou-se o casamento do ano, William e Kate deram o nó perante o olhar atento de todos os presentes assim como de milhares que em suas casas assistiam a cerimonia através das diversas televisões que o acompanhavam. Ao nível do que já havia acontecido aquando do casamento de seu Pai o Príncipe Carlos com Diana, também este casamento foi um acontecimento mediático de altíssimo nível, pelo menos a julgar pela verba gasta no mesmo, qualquer coisa como 23 milhões de euros. E diz-se por ai que a Europa está em crise.

O que eu não entendo é o porquê de tudo isto, vivemos numa sociedade maioritariamente Democrática, com raras as excepções mas em todos os Países onde ainda existe Monarquia ela é Constitucional Parlamentar, que é os casos de Inglaterra, Espanha, Suécia, etc... Ou seja, porquê tanto mediatismo em volta de um casamento de Príncipes se a importância real deles para os Países é nula ou quase nula? Alem do simbolismo que lhes é patente, os Reis actuais pouca influencia tem no panorama politico e social dos Países.

No entanto esquecem-se que nem os tempos são os mesmos, nem os protagonistas e muito menos o que está envolvido. Não estamos no século XVIII ou XIX em que a importância destes eventos ia muito mais alem do simples simbolismo, era o destino dos Países que dependia destes acontecimentos. Hoje em dia é tudo irrelevante...

Não vejo motivo para tanta publicidade a volta deste assunto mas o que é certo é que a tem, muito por causa da história que o antecede, o casamento de Carlos e Diana. Ao que me dá a entender é por ai que está o motivo principal para tudo isto, as comparações entre os dois casais aparecem nas paginas da imprensa e a necessidade de as fazer é enorme, parece que desejam que aconteça o mesmo ao mais recente casal da nobreza Mundial.

Resumindo para mim não passou de um casamento normal entre duas pessoas normais mas onde uma delas tem a "sorte" de ser filho do futuro Rei de Inglaterra, senão for ele próprio o próximo Rei.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Subsídios em risco...

Tal como se havia falado ao que parece vai mesmo ser verdade o corte nos subsídios de férias e natal, o que a maioria dos Portugueses mais temia vai mesmo acontecer.  

Uma das medidas que o FMI pretende que o nosso governo tome é que este pague os referidos com títulos do tesouro, e se tal acontecer repete-se o que aconteceu na última intervenção externa a que o nosso País esteve sujeito. Títulos esses que poderão ser levantados mais tarde, na última vez que aconteceu penso que foi com um prazo de 3 meses, desta vez não sei ainda os pressupostos desta informação, até porque ainda é muito prematuro avançar com prazos quando ainda não se sabe ao certo se esta medida irá mesmo avançar.

Seja como for e ao que me dá a perceber, não é assim tão grave como isso, o único problema é que provavelmente a maioria estava a pensar receber este dinheiro para o gozar nas ferias e não o vai ter para já, mas é certo também que o irá receber mais tarde, a não ser que algo muito grave se passe. Os títulos do tesouro são como se de um empréstimo se tratasse, ou seja, o estado dá em troca de dinheiro títulos da divida publica Portuguesa, ficando os funcionários públicos ( esta medida é exclusiva para a função publica, no entanto é possível que muitos privados adoptem a mesma ) credores do Estado, a desvantagem é que ao contrario do que se passa com os empréstimos que pedimos á Banca onde temos de pagar juros, nós não o podemos fazer ao estado, portanto o valor dos títulos é inalterável!

Será assim tanto no de ferias como no de natal, resta então a confirmação e saber os prazos legais desta medida, medida esta que provavelmente só será tomada após as próximas eleições. Pelo que sei, todos os partidos políticos têm tido reuniões com o FMI, se for assim todos eles sabem que quem fizer governo terá de cumprir com este pressuposto em relação aos ditos subsídios. Quero com isto dizer que o próximo governo irá governar desde logo com um cartão amarelo por parte do povo, posso mesmo afirmar que o próximo governo entra queimado e com pouca margem de manobra em termos de governação.

Vamos aguardar então o veredicto final e a postura dos privados em relação a estas medidas...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hoje é 25 de Abril!

Hoje é dia 25 de Abril, o dia em que a maioria dos Portugueses festeja a queda do regime e consideram o dia da Liberdade. No entanto para mim este dia tem outro significado.

Sei que não tenho muita moral para falar porque não vivi na época do regime, nasci numa altura em que a Liberdade de expressão já estava instituída no nosso País e onde as pessoas já tinham um direito livre ao voto. No entanto oiço, leio, informo-me e como tal tenho a MINHA opinião sobre este dia e os seus propósitos. Continuo a achar que os principais objectivos do 25 de Abril não foram verdadeiramente os interesses do povo nem o direito a Liberdade, e digo isto com conhecimentos familiares, nunca a minha mais próxima foi vitima do regime, isto porque nunca deram aso a que isso acontece-se.

Temos hoje um País mais pobre, com maior desemprego, com mais criminalidade, com mais desrespeito, com menos cidadania, com menos patriotismo, etc... tudo isto trocado pela Liberdade, uma falsa Liberdade pois actualmente a minha Liberdade acaba onde começa a do próximo, hoje não se pode dizer nada na mesma com o medo de irmos parar a barra dos tribunais responder por difamação ou calunia.

Melhoramos desde 1974 até  hoje? Não sei, não sei como se vivia antes deste ano mas sei como vivo actualmente e não gosto! Principalmente quando vejo muitos dos que eram defensores da queda do regime mostrarem-se hoje arrependidos do o ter feito.

Muito se fala que deveria haver outro 25 de Abril para nova mudança no País, só que hoje as coisas já não funcionam como nessa altura e as implicações de uma coisa dessas eram outras, mais não fosse que hoje dependemos de terceiros e na altura não, éramos totalmente independentes e senhores de nós próprios, hoje obedecemos a união Europeia.

A imagem que coloquei retirada da altura tem esse significado, na época não foi preciso o uso de armas e foi uma revolução pacifica, ou seja, era uma situação que a qualquer altura podia acontecer e todos o sabiam e não houve resposta praticamente, hoje, se houvesse uma nova revolução as armas iam ser disparadas, o País ia ficar a saque e as consequências praticas disso ninguém o saberá explicar. Provavelmente íamos parecer um Iraque ou uma Líbia!

Vale a pena pensar nos consequências do 25 de Abril e o que dai adveio e se valeu a pena...

domingo, 24 de abril de 2011

Olha a moral dele!

Mais uma vez escrevo sobre este senhor, ( trato-o assim porque não não nutro simpatia alguma por ele) desta vez a propósito da época festiva em que nos encontramos. Foi dele que veio a maior critica a entrada do FMI no nosso País por parte da nossa classe politica e a julgar pelas noticias que vieram a publico pode perceber-se bem o porquê.

Foi divulgado o destino de ferias das principais figuras da politica Nacional, todos eles, do nosso Presidente da Republica aos lideres dos partidos resolveram passar as suas ferias no nosso País. Aníbal Cavaco Silva foi até ao seu destino de ferias habitual, a sua casa no Algarve, José Sócrates deslocou-se também ele ao Algarve mas já com algum gasto pois pernoita num Hotel da região, Passos Coelho ficou-se por Lisboa e Paulo Portas aproveita para fazer campanha. O líder Comunista Jerónimo de Sousa pretende passar a época a trabalhar para o partido, fica-se também ele por Lisboa, e chega então a vez deste senhor, defensor da esquerda e dos trabalhares, das classes desfavorecidas e dos pobrezinhos, onde foi ele então? Ficou a fazer campanha? Foi visitar as pessoas desfavorecidas de quem tanto fala? Não! Foi de ferias para Cabo Verde gozar com o dinheiro que ganha no parlamento a nossa conta.

Percebe-se agora o porquê de não querer cá o FMI, já sabe de ante-mão que lhe vão ao bolso e que não vai poder gozar destes luxos por muito mais tempo. Tenha vergonha na cara e não ande a gozar com todos os Portugueses, principalmente com aqueles que votam nele!

Já agora aproveito para desejar uma Boa Pascoa a todos, Pascoa essa que passou de uma festa religiosa para mais uma oportunidade de negocio e que instiga ao consumismo desmedido!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Taça do Rei deles!

Esta quarta-feira disputou-se a final da Taça de Espanha entre Real Madrid e Barcelona. A expectativa era muito pois era a primeira final da armada Portuguesa em terras Espanholas e logo contra o seu maior rival a equipa da Catalunha. Antes do jogo e após o empate para a Liga Espanhola muitas foram as provocações feitas ao Real de Mourinho, principalmente vindas dos jogadores catalães.

Piquet, central do Barcelona foi um dos que teve declarações e roçar o ridículo: "Ganhamos a vossa liga e agora vamos ganhar a taça do vosso Rei" disse ele fazendo alusão ao facto do Barcelona ser o clube mais representativo da província da Catalunha e da já histórica rivalidade entre estes e o próprio País. No entanto não o vejo falar assim quando se faz valer da presença na Selecção do País deles para ganhar Europeus e Mundiais, afinal de contas que moral tem ele para falar?

Além do aliciantes por si só que é um Real - Barça, havia mais motivos para ver o jogo, o já falado duelo entre Cristiano Ronaldo e Leonel Messi, o novo confronto entre Mourinho e Guardiola e também o facto dos blancos já não vencerem esta competição há 18 anos.

Em resumo e na minha opinião deu tudo para o mesmo lado. O Real venceu, Mourinho provou mais uma vez que é possível derrotar este super Barça e mais uma vez ganhou tacticamente a Guardiola, Cristinao Ronaldo também venceu o duelo com Messi, mais não fosse por ter sido ele a marcar o único golo do jogo.

De fazer também referencia ao excelente de Ricardo Carvalho e Pepe, este ultimo foi um senhor em campo. Além disto o facto deste ser o primeiro titulo da Armada Portuguesa em Espanha  e de Casilhas ter conquistado o único titulo que lhe faltava ao serviço do Real e de Espanha, já ganhou tudo o que havia para ganhar.

Visto tudo isto e pelo facto de o Real ter jogado com três Portugueses no onze inicial e ter Mourinho como treinador eu pergunto a Piquet: Quem é que ganhou a Taça do Rei de quem?

PS: fazer também referência a nossa Taça, a de Portugal, vamos ter uma final Vitória vs Porto. Já era sabido que o Vitória ia a final do jamor e está semana veio a confirmação do adversário que ao contrario do que era previsto é o Porto que foi ao estádio da Luz derrotar o Benfica por uns contundentes 3-1 virando assim a eliminatória após a derrota no Dragão por 2-0 na primeira mão. É a segunda vez em cerca de 15 dias que o Portistas fazem a festa na casa do Benfica.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Poeta que pensa que é politico!

Hoje mais uma voz se levantou sobre os assuntos que demais tem sido falados no nosso País nos últimos dias, desta feita foi o candidato derrotado ás ultimas eleições para a Presidência da Republica Manuel Alegre. Ao ler as suas declarações, ( podem ler aqui ) Alegre dá a entender que Portugal não tem actualmente políticos capazes de dar a volta a situação actual do País e que precisa de estadistas com uma visão da história e do País. Fala então em Mário Soares, Álvaro Cunhal, Sá Carneiro, entre outros, e a analisando um pouco mais a fundo as declarações quase que se elege também a si próprio.

O que Manuel Alegre se esqueceu de dizer foi que os nomes que mencionou também eles contribuíram para o estado a que isto chegou, uns de forma mais interventiva que outros mas todos eles tem responsabilidades. Alias o Partido a que ele pertence é o maior responsável sem sombra de duvidas ou ele já não se lembra que dos 37 anos pós 25 de Abril o PS foi governo durante uns bons 25 anos?

E sem querer parecer inconveniente nem muito critico, que moral tem este senhor para falar e julgar os outros e dizer que Portugal precisa de gente com uma outra visão da história e do País se ele foi um dos que o abandonou? É a visão que ele tinha quando vivia em Argel que nós precisamos para Portugal? E podem-me dizer que ele fugiu porque era perseguido pela PIDE e que lutou contra o regime, etc. Outros também o fizeram e não abandonaram o País!

É membro do conselho de estado, não percebo muito bem porquê e vem com este tipo de discurso como se não tivesse responsabilidades nenhumas e que os outros é que são os culpados do estado das coisas. Porque é que continua lá então, ligado ao poder politico e não se dedica aos poemas e escritas?

Só oiço é os tachistas do pós 25 de Abril a falarem quando deviam era estar calados e sossegados, sim porque se isto fosse um País com pessoas sem macula nas principais instâncias da sociedade a maioria destes senhores que tanto aparecem na TV estavam a ser julgados nos tribunais por traição a pátria, roubo do património do estado e enrequecimento indevido!

Como se costuma dizer: Este senhor calado era um poeta. Como já é poeta, só falta mesmo estar calado!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu jogo com este ao Pictionary!

Um grande amigo meu publicou no Facebook um vídeo recolhido do YouTube que não podia deixar de partilhar convosco através deste espaço.

No entanto fui verificar do que se tratava e o vídeo em questão é referente a um programa de TV (Fast and Loose como diz na foto), mais propriamente da BBC, onde um homem tenta através de mímica passar para os participantes o nome de algumas musicas conhecidas do publico em geral.

É simplesmente genial a forma como ele consegue exemplificar por este meio praticamente toda a letra da música, uma originalidade incrível e de facto um excelente programa de entretenimento que por certo faria furor no nosso País.

Aconselho-vos também através deste vídeo verem todos os outros, vão passar um bom momento de diversão, acreditem!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mês de pôr o IRS! Parte II

Este mês já aqui tinha escrito umas linhas sobre este tema, o IRS. Abril é o mês em que a maioria dos Portugueses declara o IRS na esperança que as finanças depois de efectuarem a avaliação e fazendo um balanço entre rendimentos e despesas, determina se temos ou não direito a receber na totalidade ou somente parte de todo o rendimento retido durante o ano transacto.

A novidade em relação a isto é que o processo é agora bem mais célere que em anos anteriores. Posso afirmar que fiz a entrega via net da minha declaração e ainda nem 20 dias passaram e já as finanças efectuaram o reembolso. Felizmente para nós já não precisamos de estar meses a espera que nos seja devolvido o que é nosso por direito.

Em ano de crise económica e politica não deixa de ser engraçado que isto aconteça. Nunca me lembro de receber tão depressa o IRS o que me leva a pensar nos reais motivos deste acontecimento.

Será que os responsáveis das finanças tem valores astronómicos a receber e estão a pagar todos os IRS's ainda antes das próximas eleições com medo que depois o FMI impeça os reembolsos?

sábado, 16 de abril de 2011

Fins de semana alterados!

Hoje foi sábado, o primeiro dia do por nós chamado fim de semana, no entanto o meu e o da minha mulher foi passado a trabalhar. Não fomos os únicos e é isso que me leva a abordar este tema.

Sempre se trabalhou ao fim de semana, disso não há duvidas e é um facto, mas o curioso é que actualmente é quase como uma obrigatoriedade em qualquer emprego. Até mesmo na função publica que outrora era alvo dos disparos dos funcionários de empresas privadas com a observação: "Pensas que sou funcionário publico que trabalho de segunda á sexta das 9 ás 17.", hoje também em muitos casos trabalham ao fim de semana.

Nos dias que correm este termo já não faz sentido, o verdadeiro sentido do fim de semana já não existe, podemos estar a trabalhar num domingo e de folga numa quarta, é natural isso acontecer nos dias de hoje. Antes, lembro-me bem disso, ao domingo era extremamente difícil encontrar algo aberto, hoje é quase como procurar uma agulha num palheiro encontrar alguma coisa fechada. (Excluo aqui o comercio tradicional que é o único ramo que continua a cumprir os horários de antigamente)

Esta facto por um lado é positivo porque no caso de necessidade temos sempre onde recorrer independentemente do dia da semana, os únicos que por enquanto ainda estão isentos de trabalhar no fim de semana, são os serviços públicos de atendimento e os bancos, ou seja, a meu ver, os que mais falta fazem para estar abertos...

Senão vejamos, um trabalhador comum que tenha o tal horário de segunda á sexta das 9 as 17 não consegue tratar de alguns assuntos durante a semana, precisando de pedir uma manhã ou tarde ao responsável para ir resolver o dito problema. Esta problema era resolvido se estas entidades estivessem abertos ao fim de semana tal como praticamente todas as empresas do País.

Somos todos Portugueses mas até nisto há diferenças, ou vocês tal como eu não queriam ver os nossos deputados por exemplo a trabalhar no parlamento a um domingo de manhã?

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Futebol Português em grande na Europa.

Estamos em grande na Europa!

Ontem chegou a confirmação da já anunciada presença de três equipas Portuguesas nas meias-finais da Liga Europa, apenas o Braga tinha a missão mais dificultada mas mesmo assim conseguiu o histórico apuramento para a próxima fase da prova. Porto e Benfica praticamente já o tinha feito na primeira mão em virtude das goleadas impostas nos seus estádios.

Porto - Villarreal e Braga - Benfica serão então os jogos da próxima fase, ficando também desde já garantida uma presença na final de Dublin, a 15ª de uma equipa Portuguesa, seis épocas depois da ultima presença que pertenceu ao Sporting em 2004/2005 em que saiu derrotado em Alvalade por 3-1 diante os Russos do CSKA.

Esta semana e após os jogos tanto da Liga Europa como da Liga do Campeões, ficou provado que o Futebol Português não está assim tão mau, senão vejamos: Três equipas Portuguesas nas meias-finais da Liga Europa como já referi e em todos os casos treinadas por técnicos nacionais, e na Liga dos Campeões temos nas meias-finais, um treinador (José Mourinho) e a sua equipa técnica e cinco jogadores. ( Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Pepe, Nani e Bébé). Somos assim tão maus? Não me parece!

Só a Espanha consegue fazer melhor, também com três equipas nas meias-finais das provas referidas mas no entanto com uma presença assegurada na prova máxima do Futebol Europeu de clubes, a Liga Milionária em virtude do confronto entre Barcelona e Real Madrid. No entanto de realçar que a Espanha é somente o País ao nível de Selecções Campeão do Mundo e da Europa de em titulo, nem Inglaterra, nem Itália ou Alemanha, colossos do Futebol Europeu de clubes ou selecções chegam aos nossos calcanhares esta época. 

Desejo desde já uma final 100% Portuguesa na Liga Europa e uma final com Portugueses na Liga dos Campeões, logo isso implica que o Porto ultrapasse o Villarreal e Real Madrid e Manchester United consigam vencer esta eliminatória.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu resolvia assim!

As negociações entre o estado Português e os representantes do FMI e da UE já começaram, no entanto o que é de salientar é a quantidade de entidades públicas que vêm agora a público dizer que só tem dinheiro para os salários a curto prazo. Hoje foi a vez das Forças Armadas através do seu Ministério confirmar o facto a comunicação social. Não há dinheiro para pagar salários e pensões e são necessários cerca de 223 milhões de Euros até ao fim do ano para liquidar essas despesas.

Em primeiro lugar acho que é totalmente inapropriado falar deste tipo de assuntos em público, os Portugueses actualmente atravessam uma enorme crise de confiança e não vai ser este tipo de noticias que vai ajudar a levantar o País, e em segundo, se é do conhecimento publico que o estado não tem dinheiro é natural que as empresas do estado também estejam a atravessar dificuldades. Não é preciso ser-se muito inteligente para chegar a está conclusão!

O povo Português precisa urgentemente de confiança, e visto que os nossos políticos actuais não o incutem nas pessoas, cabe aos media ajudar nessa missão. Não é com este tipo de noticias que estão a colaborar, única e exclusivamente tem vindo a publico noticias que provocam a desconfiança e o medo nas pessoas.

Não vamos a lado nenhum assim!

A maioria dos Portugueses acha que estamos mal e que as medidas adoptadas só nos prejudicam e os mais afectados são os mais pobres, etc... É verdade, mas garanto-vos que se fosse eu a mandar este ano ainda íamos ficar pior!
Portugal precisa urgentemente de um "vai ou racha" como se costuma dizer, precisamos de encontrar dinheiro para Honrar os nosso compromissos e sair desta crise e só com medidas extremas o vamos conseguir. Algumas já foram feitas e é verdade que toca sempre aos mesmos, mas mais uma vez digo, é e sempre será assim.

IVA a 23%? Comigo era a 25% e passo a explicar porquê: Ontem fui as compras e quando fui ver o talão o que me chamou a atenção foi o que paguei de IVA nos diversos produtos. Os produtos que paguei 23% eram dispensáveis, passo bem sem eles, não são essenciais para a minha vida nem dos que me rodeiam, logo ai aumenta-se!

Abonos de família, o que pagam já é uma miséria por isso durante dois anos acabava-se também com isso! Só continuava a receber os casais que tivessem um rendimento inferior a dois ordenados mínimos, e nesses casos recebem o escalão máximo do subsidio.

Rendimento mínimo garantido? Não consigo ainda perceber o que é isso nem quem tem direito a isso portanto até conseguir perceber acabava-se também! ( A única coisa que oiço falar deste subsidio é que quem o recebe não o merece)

Fundo desemprego? Sim, ninguém tem culpa de ficar desempregado, salvo algumas excepções, mas ficar dois anos sem fazer nada e a viver a conta do estado? Isso é inadmissível! Há muitas propostas de trabalho no nosso País, basta andar pela Internet para o verificar, só se ganha 475 euros? Cabe ao estado então pagar o restante até completar o rendimento a que a pessoa tem direito no fundo desemprego. Ex: uma pessoa que ganhe 750 euros no desemprego, se fosse trabalhar numa empresa a ganhar 475 o estado sé teria depois de completar. Ficaria com um encargo de 275 que não é bem esse valor pois há ainda a haver os descontos do trabalhador.

Todos podemos ter o azar de ficar doentes, no entanto as baixas fraudulentas são mais que muitas, o controlo devia ser maior e não se queixem da falta de funcionários na segurança social porque se há vão ao fundo desemprego busca-los!

Já que falámos das Forças Armadas vou reforçar o que já disse num post anteriormente aqui escrito, unificar os ramos é a solução mais viável e aproveitar os excedentes para reforçar as Forças de Segurança Publica.

Unificar conselhos e freguesias, isto é o País das tascas e tasquinhas, há mais gente a mandar que a obedecer! É o nosso mal!

É só algumas opiniões do que eu faria, e se acham que estamos mal, comigo a mandar durante dois anos ainda íamos ficar pior, ou não!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Liga Milionária!

Ontem e hoje disputaram-se as segundas mãos dos quartos-final da prova de clubes mais importante da Europa, a Liga dos Campeões, ou Liga Milionária como lhe costumam chamar. Nada de novo em relação aos jogos da primeira mão, simplesmente nos jogos desta semana o que ficou foi mais vincada ainda as já anunciadas passagens de Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Shalke 04.

Vamos portanto nas meias-finais ter um escaldante Barcelona - Real Madrid e um surpreendente Manchester United - Shalke 04, não tanto pelo primeiro mas pelo segundo clube referido. Por certo ninguém esperaria que os Alemães conseguissem chegar tão longe na prova mais importante da UEFA.

No entanto o que me leva a escrever sobre este assunto é o facto de nos quatro semi-finalistas o ÚNICO que foi Campeão na época passado foi o Barcelona, sendo que os outros quatro ficaram todos eles em segundo lugar nos respectivos campeonatos.

É justo acontecer isto? Sempre fui, e quem me conhece bem sabe disso, contra este modelo da competição, assim como não achei correcta a extinção da Taça dos Vencedores das Taças e inseri-la na Liga Europa. Claro que sei perfeitamente que o que está em causa é o dinheiro envolvido na competição e que é preferível ter uma meia-final Barcelona - Real Madrid que um Barcelona - Bursaspor (Actual Campeão Turco), no entanto isto era o mais justo.

Sei perfeitamente que ao dizer isto estou a ir contra a presença de duas ou três equipas na competição, mas se pensarmos bem, e fazendo parte desta prova única e exclusivamente os Campeões e o vencedor da prova da época anterior, não haveria mais hipóteses das equipas Portuguesas ganharem a prova?

Os clubes Portugueses normalmente só tem dificuldades acrescidas contra clubes Espanhóis, Italianos e Ingleses, no formato actual mas só com clubes Campeões provavelmente os clubes Portugueses só iriam apanhar este tipo de clubes nas meias-finais e ai tudo é possível!

Sabendo no entanto que é impossível isto acontecer e a prova voltar a ser SÓ de Campeões, penso que no mínimo deveriam trocar o nome da prova e passar mesmo a chamar-se Liga Milionária!

É tarde para arrependimentos!

Este Senhor na imagem para quem não conhece chama-se Otelo Saraiva de Carvalho, um dos intervenientes na revolução dos cravos que aconteceu no nosso País em 1974. Todos conhecemos os contornos da dita revolução e quais os verdadeiros objectivos por de trás dela.

Hoje este Senhor, e vou-me referir sempre a Otelo desta forma porque não nutro simpatia especial por esta figura, deu um entrevista na qual diz que se soubesse como o País ia ficar, não fazia revolução. ( Podem ler aqui a entrevista). No entanto o que eu gostava de saber é o porquê deste Senhor ser quem mais louros recolheu do 25 de Abril em conjunto com o ex Presidente Mário Soares e muitos outros como eles os dois.

Na verdade dos factos pode-se verificar que quem mais ganhou com a revolução não foi o povo Português, mas sim meia dúzia de indivíduos que obtiveram proveitos pessoais e visibilidade nacional que lhes permitiu, a uns cargos de alta responsabilidade Nacional e a outros lugares de destaque em beberetes e cerimonias estatais. (Contribuições mais que significativas para o estado a que chegou o nosso País actualmente)

Não dou a este Senhor qualquer crédito, nem lhe vejo mérito nenhum na revolução de Abril, ao contrario de muitos outros como por exemplo Salgueiro Maia que deram a cara e caso as coisas corressem mal seria eles a ficar no fio da navalha, este Senhor ficou sentado a coordenar a revolução bem longe dos verdadeiros acontecimentos, assim como outros que por essa altura andavam por França e outros Países a pisar a bandeira Nacional mas que no entanto muitos foram os proveitos que vieram a obter pós 25 de Abril.

Hoje é tarde para este tipo de conversas e arrependimentos, até porque quem deve estar arrependido não devia ser este Senhor mas sim os que de facto estiveram verdadeiramente na revolução pelo povo Português e para o povo Português, sem objectivos pessoais e sem o intuito de ser beneficiado.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tropa de Elite 2

Hoje fui ao cinema ver o segundo filme Tropa de Elite. Ao contrario do primeiro, desta vez o enredo do filme mostra mais afincadamente a luta contra a corrupção que existe na Policia Brasileira.

No primeiro filme o principal alvo do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) eram os traficantes de droga que dominavam as favelas Brasileiras, mais concretamente no Rio de Janeiro, mas neste filme podemos verificar que tudo vai mais além do que o simples combate ao crime tal como o conhecemos.

Todos sabemos e é do conhecimento geral que o Brasil apesar da evolução que tem tido, ainda se debate com o grave problema das favelas, no entanto este filme mostra que a luta da Policia não é nada fácil e adivinha-se complicada. Isto a julgar pelo que é documentado nesta obra de ficção mas que por certo deve ter muitas semelhanças com a realidade.

Portugal não tem favelas, por enquanto, no entanto já existem diversos bairros sociais que se assemelham as ditas, onde a Policia tem dificuldades em entrar e impor a ordem. Esperamos que quem manda na nossa Policia e os próprios Policias vejam este filme e que se esforcem para nunca chegarmos a este ponto.

Ao mesmo tempo o desejo é que nada do que é retratado no filme e que diz respeito a parte politica, se passe no nosso pais!

Deixo aqui o trailer oficial do filme, espero que gostem e vejam se ainda não tiveram o prazer de ver!


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fernando Nobre, estavas tão bem onde estavas!

Ontem foi noticia que Fernando Nobre irá fazer parte integrante das listas do PSD nas próximas eleições legislativas a decorrer no nosso pais. Vai entrar por Lisboa mas com o já definido destino, em caso de vitória do PSD, que se irá sentar como Presidente da Assembleia da República, lugar até então ocupado, e muito bem, por Jaime Gama.

Muito se fala por ai das convicções deste homem, desde as suas palavras abonatórias para com Mário Soares, á sua afinidade com o Bloco de Esquerda e mais recentemente a sua candidatura independente á Presidência da Republica.

A meu ver está nova ligação partidária pode ter três justificações:

1ª: Fernando Nobre é de facto mais um tachista dos mais que muitos que existem neste pais e procura o tão alvejado cargo politico que ainda não conseguiu.
2ª: As despesas que teve para com a sua campanha eleitoral ultima não foram completamente compensadas pelo numero de votos que adquiriu e necessita urgentemente de uma boa remuneração para colmatar as despesas que deve ter. (Falou-se na altura das ultimas eleições que Fernando Nobre tinha penhorado todos os seus bens para poder financiar a sua campanha).
3ª: Fernando Nobre poderá querer dar voz aqueles que votaram em si e nas suas convicções e visto não ter conseguido isso nas Presidênciais quererá tê-lo agora no parlamento, vê então aqui uma oportunidade de chegar onde as suas ideias podem ser ouvidas e quem sabe servir de orientação.

Escolham destas três uma, pois para mim não há muitas mais hipóteses para explicar o que vai na cabeça deste Homem. Seja ela qual for a real razão, uma coisa eu tenho certeza, Fernando Nobre estava muito melhor e tinha muito mais reconhecimento e valor quando se limitava a representação da AMI (Assistência Médica Internacional), Fundação da qual foi o principal mentor e embaixador por esse Mundo for e que tanto prestigio lhe deu, a ele e a Portugal!

Por tudo isto eu deixo o conselho: Fernando limita-te a isso e não deixes o teu nome cair na lama por causa de politiquices!

domingo, 10 de abril de 2011

Em Portugal não se faz igual por má vontade!

Este vídeo mostra o que se faz por ai por esses estádios fora. Não estamos muito habituados e ver em Portugal espectáculos desta natureza o que é pena, faz falta isto ao nosso futebol.

É aqui que está o que dá colorido e onde a paixão pelos clubes é levado ao extremo! Não tenham duvidas que cá não se faz igual ou melhor pela pouca capacidade que o cidadão comum tem em aceitar os nosso grupos organizados e não os apoiam em nada, no entanto sabem ver neles apenas o negativo das suas acções mas nunca reconhecer as suas capacidades de apoio e sacrifício em estarem sempre presentes e fazer tudo o que podem em prol das suas equipas.

No dia em que esses grupos deixarem de ir atrás da sua equipa onde quer que ela jogue, ai sim o cidadão comum vai-se aperceber que eles fazem falta, e que falta!


Espalhar a fé Cristã para encher os bolsos!

Hoje na minha caminhada diária pelos principais títulos dos jornais, deparei-me com esta noticia (ler aqui), Vitor Melícias, padre da Ordem dos Franciscanos, aufere um rendimento pensionista mensal de cerca de 7450 euros.

Pelo pouco que sei, os Padres Franciscanos tem como orientação principal três valores: Humildade, Simplicidade e Justiça! Pergunto então: Estes valores valem 7450 euros mês? É que eu também sou humilde e simples a minha maneira e justo da mesma forma e não me pagam uma mensalidade deste valor.

Não tenho religião como já referi anteriormente e é por este tipo de situações que nunca terei. A Igreja católica aqui representada por este senhor é a instituição mais rica do Mundo e os seus "filiados" ainda ocupam cargos que lhes dão pensões deste calibre, no entanto não perdem a vergonha de passar o cestinho nas missas, nem de cobrar o que cobram para realizar casamentos, baptizados, etc...

Gostava que as pessoas antes de se "agarrarem" as religiões pensassem se vale mesmo a pena, para termos fé e um lugarzinho no céu não é preciso seguir nenhuma doutrina, basta acreditar! E se de facto existir um Deus no céu, acreditem em mim, ele não vai exigir sacrifícios, nem dízimos, nem seja o que for. Se Deus criou o Homem e considera-o seu filho (supostamente somos todos filhos de Deus), teremos sempre o seu perdão e um lugar ao seu lado, independentemente do que fizermos. No entanto há alguns que provavelmente vão ter um lugar mais perto dele, quem sabe até mesmo ao seu colo. É o caso do Padre Vitor Melícias que com uma pensão deste tipo quando morrer vai num transporte mais rápido até lá e por isso vai chegar primeiro.

Tenham mas é vergonha e pratiquem aquilo que pregam!

sábado, 9 de abril de 2011

Auditório Artur Agostinho

Hoje foi baptizado o Auditório do Estádio José de Alvalade XXI com o nome do já falecido Sportinguista Artur Agostinho. Fico particularmente satisfeito com está medida, visto a consideração que sempre tive para com esta figura do nosso pais como já pode testemunhar numas linhas que anteriormente escrevi aqui no blog.

Uma sentida homenagem na presença da sua esposa, onde o presidente do Sporting, Godinho Lopes, fez um discurso alusivo onde enunciou os iumeros feitos de Artur Agostinho e as diversas ligações que ao longo da sua vida manteve com o Sporting. Também eu as referi, mas nunca é demais! 

No entanto e como em tudo, há sempre uma critica a fazer. Independentemente de achar bem como já disse que se tenha feito esta homenagem, penso que estas devem ser feitas em vida. Não se pode nem deve agraciar as pessoas e as nossas figuras depois delas partirem. O reconhecimento deve ser feito em vida!
Acho que se estivesse ainda entre nós, Artur Agostinho por certo ficaria muito sensibilizado com esta homenagem por parte do clube do seu coração.

Seja como for o seu nome irá perdurar para sempre nos nossos corações e agora também no auditório do Estádio do Sporting!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Francisco Louçã o Iluminado!

Depois do pedido de ajuda externa feito pelo nosso Governo no inicio desta semana, todos os lideres dos diversos partidos políticos Portugueses vieram a publico falar e tecer os seus comentários sobre essa tomada de posição por parte do nosso Governo de gestão. (Repito isto nos vários textos que escrevo só para relembrar que actualmente não temos Governo).

Tanto o principal líder da oposição Pedro Passos Coelho como Paulo Portas concordam com a medida, inclusivamente dizem que tudo farão para que se chegue a um bom entendimento com o PS na pessoa de José Sócrates, assim como mais tarde na negociação das condições em que o fundo será emprestado e o que teremos de "dar" em troca.

Por parte do PCP, veio a critica típica dos mesmos mas no entanto sem muito se alargarem, inclusivamente já ouvi Jerónimo de Sousa dizer que está disposto a ouvir os outros lideres partidários e a ajudar em tudo o que for preciso caso considere que é o melhor para o pais.

Por fim aparece Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, esse mítico e histórico partido político Português, que tantos feitos teve na história do nosso pais. Sempre contra tudo e todos, só eles são os donos da verdade e só eles tem as soluções para o pais sair da crise. Alias, pelo que percebi era possível emprestarem-nos dinheiro sem nós dar-mos qualquer contra-partida...

Será possível que isto seja permitido? Que haja pessoas neste pais que permitem e votam para que este senhor e os que o acompanham possam ter tempo de antena no parlamento? Como é possível darem voz a pessoas que defendem publicamente a criminalidade e os criminosos estando sempre do lado deles e nunca das autoridades? Acham normal e possível se fazer o que estes senhores dizem, que nunca baixam pensões, ordenados, subsídios, etc, e mesmo assim conseguem baixar o défice? Como? Sai-lhes o Euromilhões? Acham mesmo que o pais consegue viver sem a Banca como eles tanto defendem? São eles os maiores credores do Estado e queria este senhor que o Governo não cede-se a pressão feita pelos Bancos...

Por fim, na nossa constituição é proibida a existência de partidos de extrema direita no nosso pais, estando inclusivamente o seu mais famoso representante Mário Machado detido, no entanto a extrema esquerda é permitida e ainda por cima com assento parlamentar, agora eu pergunto: porquê está diferença?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Liga Europa ou Torneio Português com participações estrangeiras?


Hoje jogou-se a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Os resultados obtidos pelas três equipas Portuguesas ainda em competição, foi simplesmente brilhante e deixa fortes indícios que podemos ter três equipas nas meias-finais da prova.

O Porto e o Benfica venceram nos seus estádios com enorme vantagem os seus adversários por expressivos 5-1 o Spartak Moscovo (Rússia) e 4-1 o PSV (Holanda) respectivamente, já o Braga obteve um resultado positivo tendo em conta que se deslocou a Ucrânia para defrontar o Dínamo Kiev, registou-se o empate a uma bola. No outro jogo o Villarreal de Espanha derrotou também por 5-1 o Twente da Holanda.

Só tive oportunidade de ver o jogo do Benfica e é um facto que este foi sempre superior ao adversário, não havendo em toda a partida qualquer superioridade por parte do PSV. Sabendo no entanto que no futebol não há impossíveis, é praticamente garantido que o Benfica vai seguir em frente na prova pois não vejo qualquer capacidade da equipa Holandesa conseguir vencer por 3-0 na segunda mão.

Não tive oportunidade como já referi de ver os restantes jogos mas a analisar só pelos resultados e pelo que me foram contando a tarefa do Porto parece praticamente assegurada e o caso do Braga, apesar de exigir um pouco mais, também é alcançável.

Caso assim seja e juntando o Villarreal,  teremos um Benfica - Braga e um Porto - Villarreal nas meias-finais da prova, o que me leva a perguntar e tendo em conta os resultados de hoje: Isto é a Liga Europa ou um torneio Português com participações estrangeiras?

Vem ai a ajuda externa!

Depois de muitos impasses e indecisões, eis que ontem o Governo de gestão Português decidiu que será mesmo necessário pedir ajuda externa a fim de saldar a divida pública e acalmar os mercados e os Portugueses. Para já a ajuda virá apenas da União Europeia ao que percebi, e só mais tarde se necessário avança o tão falado FMI.

Não sou economista e não percebo muito destes assuntos, tão pouco posso opinar sobre este tipo de intervenções e quais as suas implicações, sejam elas ao nível Europeu ou Mundial. No entanto oiço muito boa a gente a tecer comentários que é o nosso fim, outros dizem que é o melhor que nos podia acontecer, etc, no entanto só quem já passou por situação semelhante pode dar uma opinião mais concreta sobre este tipo de intervenção.

Pela segunda vez na história Portugal passa por está situação, na altura em 1983 se não estou em erro, a quando da entrada do FMI em Portugal, sei que por exemplo o subsidio de Natal desse ano foi pago em títulos que poderiam ser levantados mais tarde (ao fim de 6 meses), mas sem qualquer tipo de acréscimo ou juros, ao que parece são os funcionários públicos os mais atingidos pelas medidas impostas por estas ajudas externas. De certa forma faz sentido tendo em conta que a maquina do estado é que leva a este tipo de situações e um dos seus maiores encargos é a função pública.

Como já disse não sei se é bom ou não para o nosso Pais estas ajudas no entanto acho que perdemos totalmente a credibilidade e a identidade, sujeitando-nos as vontades de quem nos empresta o dinheiro.

Desde o 25 de Abril que pela segunda vez isto acontece, e acredito que quem lutou por ele não pretendia que isto chegasse a este ponto. Quando me refiro a quem lutou por ele não estou de certo a falar daqueles que mais tarde obtiveram cargos políticos e importantes no nosso Pais, não foram esses que deram a cara mas no entanto foram esses que ficaram com os "tachos" e "tachinhos" que surgiram, e também foi por culpa deles que chegamos a esta situação uma primeira e agora uma segunda vez.

As acções ficam para quem as pratica, mas no entanto não vejo ninguém assumir responsabilidades do que aconteceu e está a acontecer novamente, andando a nossa classe politica a empurrar as culpas para os opositores directos. Não vejo ninguem a ser chamado á Barra dos Tribunais para responder a nada, ao fim de contas é o dinheiro de todos nós que está a ser usado individamente e somos todos nós que vamos ter de pagar por estes erros. Somos roubados e ninguem vai parar atrás das grades!

Temos uma classe politica que desde o 25 de Abril nos tem tirado a identidade e que tornou um Pais respeitado e rico, num Pais pobre, sem identidade e que é chacota por esse mundo fora. 

Passámos de Senhores do Mundo a província Espanhola em menos de meio século!

PS: Afinal é a terceira vez que sofremos este tipo de intervenção. 1ª vez em 77, 2ª em 83 e agora a 3ª!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Créditos: Bancos ou Financiadoras, a solução!

Como todos sabemos e temos ouvido falar o nosso pais atravessa uma fase económica muito complicada. A nossa divida externa bate recordes atrás de recordes e não se vê uma solução a vista, e o pedido de ajuda externa começa de facto a ser uma realidade.

Na minha opinião as contas do estado não é nem mais nem menos que o reflexo das contas dos Portugueses!

Todos nós, ou grande maioria, já foi ou é possuidor de algum tipo de crédito, seja ele habitação, automóvel, pessoal ou de outro tipo, sendo neste momento os Bancos os nossos maiores credores assim como tem sido do estado Português. Ontem surgiram noticias que os Bancos cortaram o financiamento ao estado, algo que já tem sido feito em relação a população comum no que toca aos valores a emprestar e aos entraves que tem sido estabelecidos na aprovação de novos créditos.

É aqui que quero chegar. Os Bancos após anos e anos de empréstimos descabidos sem se preocuparem com futuras situações de credito mal parado, começam agora a colocar entraves, surge assim a oportunidade de credoras particulares ganharem força no mercado.

Não sou adepto deste tipo de financiamento, falo porque já fui utilizador e o que se paga em juros é qualquer coisa de astronómico em comparativo com os Bancos, no entanto numa coisa as Financiadoras facilitam, em menos de 48 horas temos o credito aprovado e o dinheiro na conta, sem grandes "papeladas" e burocracias como os Bancos nos exigem. Já por seu lado os Bancos demoram praticamente duas semanas a fazer uma aprovação, que numa situação de urgência pode ser fatal para quem os procura.

Em ambos os casos há vantagens e desvantagens, continuo a ser da opinião que entre um e outro é preferível pedir ao Banco que sempre se perde menos dinheiro que numa Financiadora, no entanto num caso de urgência extrema opto pela segunda opção e com complemento a primeira, ou seja, peço o dinheiro a Financiadora certo para pagar o que preciso e no mesmo dia dou entrada do processo no Banco mas a pedir um pouco mais. Em 48 horas resolvo o problema com o dinheiro que me é disponibilizado pela Financiadora e na semana seguinte após aprovação do Banco pago á Financiadora e fico a pagar ao Banco um pouco menos de juros. Provavelmente vou perder dinheiro no inicio mas recupero-o durante prazo de vida do crédito.

É ridículo ter de andar a jogar assim entre instituições e no fundo a entregar a nossa dependência económica a estas. Por muito que nos custe precisámos, precisamos e podemos vir a precisar deles para alguma situação mas uma coisa é certa, quem poder passar sem eles vai com certeza andar muito mais satisfeito.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Metropolitano em greve contra quem?

Hoje mais uma vez houve greve no Metropolitano de Lisboa, prevê-se nova paragem na próxima quinta-feira dia 7. Mais uma vez os trabalhadores da Cidade de Lisboa tiveram as suas vidas prejudicadas por esta greve, e muitos foram os que, ou chegaram tarde aos seus empregos ou tiveram de sair mais cedo de casa e ir nas suas próprias viaturas.

Como já referi em post anterior (clique), não sou apologista de greves e manifestações, no entanto também não sou ninguém para criticar quem as faz. Seja como for, e por muitos motivos que os trabalhadores do Metro de Lisboa tenham para as fazer, eu pergunto: Estão contra o quê e contra quem?

Actualmente e no estado em que se encontra o pais e a politica Portuguesa, continua-se a fazer greves e manifestações? Não temos Governo, o que adianta tomar este tipo de atitudes se não existe ninguém com poder para ir de encontro as pretensões de quem as faz?

Daí e mais uma vez eu perguntar: Serão mesmo as manifestações e greves convocadas com o intuito de ajudar os trabalhadores ou andaram ai uns quantos oportunistas a ganhar as suas custas?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campeonato resolvido!

Ontem no estádio da Luz, casa do S.L.Benfica ficou resolvida a primeira liga Portuguesa. A cinco jornadas do fim, o F.C.Porto precisava apenas da vitória no estádio do directo rival na luta pelo titulo e conseguiu. A vantagem pela margem mínima foi o suficiente para garantir o titulo á muito anunciado.

Independentemente do que se diz e escreve por ai, os títulos não se ganham no jogo x ou y, o campeonato é uma prova de regularidade, que premeia no final quem o é ao longo de toda a época. Este ano, por muito que se tente arranjar desculpas o F.C.Porto foi o mais regular, tanto ou mais que a faltar ainda cinco jornadas já decidiu o campeonato. Como é óbvio de certo que os seus sócios e adeptos estão ainda mais satisfeitos por tê-lo feito na casa do S.L.Benfica, primeiro porque era o campeão em titulo e segundo por no ultimo confronto entre ambos o S.L.Benfica ter saído vencedor, neste caso o jogo tinha sido na invicta.

Falta apenas decidir então quem na próxima época disputará a II Liga e quem irá representar Portugal nas provas da UEFA, que desde já pode-se assegurar que na Champions serão F.C.Porto e S.L.Benfica os representantes. Fica a disputa pelos lugares de acesso a Liga Europa e os candidatos ainda são vários, Sporting C.P., S.C.Braga, Vitória S.C. são os mais bem colocados nessa disputa.

Só tenho pena que na nossa Liga a competitividade seja tão pouca que com 15 pontos em disputa já haja campeão, assim como na época passada também a luta ficou atribuída a dois muito cedo. Continua assim como de há muitos anos para cá a haver duas equipas apenas por época a lutar pelo primeiro lugar do pódio do Futebol Português.

Ontem como Sportinguista que sou fiquei contente pela vitória do F.C.Porto sobre o S.L.Benfica na Luz, sendo então acusado pelos adeptos encarnados de festejar títulos de outros clubes visto que o Sporting não me dá alegrias e que fica mal preferir uma equipa do Norte ao outro grande de Lisboa, minha terra natal, passo por isso a explicar a razão.

Precisamente por ser de Lisboa é que prefiro que ganhem os do Norte em vez do S.L.Benfica, se alguém de Lisboa tem de ganhar que seja o Sporting, não o seu maior rival. Para mim o rival do Sporting é só um, o S.L.Benfica, são as duas maiores potências desportivas nacionais, o Sporting é a maior e seguido pelo Benfica, o Porto vêm atrás, prefiro ver o Porto ultrapassar o Benfica que o Benfica ultrapassar o Sporting. Além disso o Benfica no que toca ao futebol leva grande vantagem em termos de títulos nacionais, se um dia o Sporting conseguir recuperar a sua identidade e conseguir voltar a ser regular em conquistas de campeonatos é preferível que os rivais directos se aproximem para nenhum se distanciar definitivamente. Por fim a ultima razão prende-se com o Anti-Benfiquismo que há em mim, não tenho problemas em assumi-lo e todos sabem disso, são tanto do Sporting como Anti-Benfiquista, é assim que deve ser!

Parabéns ao F.C.Porto pelo titulo conquistado e que o Sporting consiga recuperar o terceiro lugar no campeonato já que não consegue fazer melhor.